Busto em homenagem a ex-presidente de câmara

PUB.

Ter, 09/12/2008 - 08:14


José Luís Pinheiro, foi homenageado este fim-de-semana na aldeia de Rabal, concelho de Bragança, onde tinha as raízes familiares. O antigo presidente de câmara, que faleceu há cerca de um ano e meio tem agora um busto colocado no principal largo da localidade que foi “re-baptizado” com o seu nome.  

“Este largo tem cerca de 400 anos e só uma pessoa nobre é que faria com que a nomenclatura toponímica fosse alterada” refere o presidente da junta de freguesia de Rabal. Segundo o autarca a alteração foi bem acolhida “pela população e assembleia de freguesia que aprovou a proposta por unanimidade” afirma Paulo Hermenegildo.

 

A família do homenageado mostrou-se sensibilizada pela iniciativa da junta e da câmara. “Encaramos esta homenagem com muita gratidão” refere Luís Miguel Pinheiro, o filho, recordando que “o meu pai era uma pessoa muito simples, não dava muita importância a estas coisas, mas penso que ficaria satisfeito por este reconhecimento”.

 

José Luís Pinheiro foi presidente da câmara de Bragança entre 1975 e 1990.

O actual autarca salienta que o homenageado foi o grande mentor do sistema de abastecimento de água do Alto Sabor. “Era um projecto com uma grande concepção e uma visão de grande sustentabilidade para o município” afirma Jorge Nunes.

 

Além disso, também foi o responsável pelo início da construção das redes de distribuição de água e electricidade nas aldeias do concelho de Bragança, bem como das ligações rodoviárias.