Brunhoso já tem ZIF constituída

PUB.

Seg, 19/10/2009 - 10:03


Foi constituída a Zona de Intervenção Florestal de Brunhoso, concelho de Mogadouro. A zona vai abranger os terrenos da freguesia mas ainda alguns hectares das freguesias de Mogadouro, Paradela, Remondes, Soutelo e Vale da Madre, num total de cerca de quatro mil hectares.  

Tiago Varandas, da APATA, a Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais, de Mogadouro, a quem vai ficar entregue a gestão do espaço, explica algumas vantagens da constituição desta ZIF.

“Esta foi uma forma que o Governo encontrou de ordenar a floresta e fazer planos de gestão e da defesa da floresta contra incêndios em espaços bastante longe uns dos outros era bastante difícil” refere, acrescentando que “as vantagens são muitas”.

 

A limpeza das matas é uma das mais-valias das ZIF porque conseguem mais facilmente a aprovação dos projectos.

“Não é fácil conseguir arranjar projectos para fazer limpeza de zonas que estão bastante sujas, mas dentro das ZIF esses projectos estão inseridos, sendo mais fácil a sua aprovação e realização” explica Tiago Varandas.

 

A APATA surgiu como associação agrícola, mas com o tempo alargou a sua intervenção ao sector florestal, tendo em conta o aumento do número de produtores florestais no concelho de Mogadouro.

Escrito por CIR