Bragança vai ter mais postos de carregamento de carros eléctricos

PUB.

Qui, 19/05/2011 - 11:05


A cidade de Bragança vai reforçar a rede de abastecimento para carros eléctricos. Até agora só existem postos de carregamento lentos, mas o objectivo é que dentro de poucos anos haja pontos de carregamento rápido.  

“São oito postos de carregamento lento, não há nenhum posto de carregamento rápido. Irão incluir proximamente esses postos. É o início do processo. É preciso criar o ambiente favorável a este processo de introdução de veículo eléctrico nas cidades. Acho que a rede vai ser reforçada. O futuro não vão ser os postos de carregamento lentos, só podem ser os rápidos. A nossa vida faz-se a uma velocidade cada vez maior”, explica o presidente da câmara, Jorge Nunes.

 

Uma intenção revelada pelo autarca à margem do Electric Tour, um projecto pioneiro que está a percorrer o país para convidar os cidadãos a experimentar os carros eléctricos e que é promovido pela MOBI.E, entidade coordenadora da Rede de Mobilidade Eléctrica, e a Peugeot Portugal.

 

Esta quarta-feira passou por Bragança e Gonçalo Neves, responsável comercial da região Norte da Peugeot Portugal, explica as vantagens do carro eléctrico.

 

“As baterias são de lítio e isso faz com que não viciem. Independentemente do carregamento que fizermos elas mantêm a sua autonomia. Este carro praticamente não tem manutenção, tendo em conta que toda a parte mecânica do motor não existe. E tem um custo de energia muito inferior, dois euros por cada 100 quilómetros aproximadamente. E não tem ruído, apenas o das rodas a rolar.”

 

O ION da Peugeot tem uma autonomia para 150 quilómetros e está a ser comercializado por 36500 euros, já com as baterias.

 

Maria João Rocha, do gabinete da Mobilidade Eléctrica, diz que o preço é o único inconveniente mas que vai ser ultrapassado.

 

“É evidente que os carros agora estão mais caros mas estamos a começar. Normalmente, quando há este arranque num programa inovador há sempre uma primeira fase onde há maior desfasamento de preços. À medida que haja maior mercado, a tendência será para reduzir o preço.”

 Nesta fase de lançamento a Peugeot já vendeu uma dezena de carros eléctricos.

Até ao final do ano espera comercializar cerca de uma centena.

Escrito por Brigantia