Bragança regista temperaturas 6 graus acima da média para outubro alerta o IPMA

PUB.

Qua, 08/10/2025 - 09:24


Para os próximos dias, não há chuva prevista, e a semana deverá ser marcada por tempo seco em toda a região de Trás-os-Montes

Apesar de o outono ter começado há mais de duas semanas, as temperaturas continuam anormalmente elevadas em Trás-os-Montes, com máximas que rondam os 30 graus. A ausência de precipitação e o solo seco mantêm o risco de incêndio rural em níveis entre os níveis muito elevado e máximo, os dois mais graves da escala.

Alexandra Fonseca, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), confirma que a Bragança está a enfrentar valores de temperatura até 6 graus acima do que é habitual para esta altura do ano. “O outono é uma altura de transição, especialmente porque estamos no início do outono e nesta altura ainda há muita variabilidade e ainda há muitos períodos em que as temperaturas estão elevadas. Temos realmente temperaturas que, neste momento, estão acima do que é normal para a época do ano. Estamos a falar, para a zona de Bragança, de seis graus acima do que é esperado para esta altura do ano. E isso é sempre um padrão associado às alterações climáticas”, explicou.

A meteorologista do IPMA lembra que este fenómeno já não é exceção. Os verões têm vindo a prolongar-se pelo outono e a mudança de tempo chega cada vez mais tarde. “Nos estudos feitos com base em dados mais prolongados de clima, as conclusões são que, cada vez mais, temos tido verões mais prolongados, ou mais tardios, com dias mais quentes e mais secos nestes meses de outono, de setembro e outubro.”

Para os próximos dias, não há chuva prevista, e a semana deverá ser marcada por tempo seco em toda a região de Trás-os-Montes. Esta ausência de precipitação, aliada ao vento e à persistente situação de seca, mantém o risco de incêndio em níveis elevados no distrito de Bragança. "O risco de incêndio é calculado com base em vários fatores, como a precipitação, a intensidade do vento e o grau de seca. Apesar de estarmos já no início do outono, continuam a verificar-se condições para risco elevado", explica a meteorologia. Mesmo que possam ocorrer aguaceiros fracos, a probabilidade é baixa e, em todo o caso, insuficiente para alterar significativamente o cenário. Assim, tudo indica que a região atravessará mais uma semana sem chuva.

A Proteção Civil mantém o alerta e reforça os apelos à prevenção. Em outubro, e com temperaturas acima da média, os fogos continuam a ser uma ameaça real no nordeste transmontano.

Escrito por Rádio Brigantia. 

Jornalista: 
Cindy Tomé