Bragança é a capital de distrito mais transparente do país

PUB.

Qui, 29/09/2022 - 15:08


O Município recebeu, esta semana, o Prémio de Reconhecimento às Câmaras Municipais com Maior Índice de Transparência, tendo sido classificada em primeiro lugar entre as 18 capitais de distrito portuguesas e em terceiro na classificação geral nacional

O autarca de Bragança, Hernâni Dias, destaca que este foi o melhor resultado do município neste índice.

“O que claramente vem evidenciar a transparência no sentido da informação que é disponibilizada aos cidadãos e que está presente em tudo aquilo que nós fazemos em todos os canais informativos do município para conseguirem transmitir informação aos cidadãos no sentido de terem acesso a tudo aquilo que é possível, respeitado a protecção de dados”, acrescentou.

O presidente da câmara de Bragança considera que é consequência da estratégia de implementação de ferramentas de governo aberto e transparente, para fomentar a democracia participativa.

“As câmaras municipais vão percepcionando quais são os itens que devem ser trabalhados no sentido de vir a beneficiar na pontuação final, que é atribuída pela entidade que está a fazer o índice”, explicou.

A Câmara Municipal de Bragança obteve 75,4 pontos no Índice dinâmico de Transparência, elaborado por uma entidade colaborativa internacional que, entre outros assuntos, se dedicada a medir de forma quantitativa a transparência de diversas organizações públicas, em vários países do Mundo.

Já com uma percentagem de mais de 79%, o Município de Murça é o mais bem posicionado a nível nacional, seguido de Matosinhos e na terceira posição surgem os Municípios de Bragança e Lousada.

Escrito por Brigantia

Foto: Município de Bragança

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro