Seg, 25/09/2023 - 09:10
O projecto Xispa arrancou em 2015 mas terminou em 2020 por causa da pandemia e porque algumas bicicletas estavam danificadas, por mau uso. Agora, a câmara investiu na compra de 20 bicicletas mais robustas.
O presidente do município, Hernâni Dias, explica que a utilização continua a ser gratuita e para pedalar basta descarregar uma aplicação.
“Um investimento na ordem dos 100 mil euros da câmara de Bragança. Colocamos novamente 20 bicicletas disponíveis para utilização gratuita, durante duas horas. Pode ser utilizada através de uma app para depois as pessoas poderem utilizar este sistema”, adiantou.
Há três postos onde é possível encontrar as bicicletas, na estação rodoviária, na Praça da Sé e no campus do politécnico de Bragança. O autarca apela a que se faça uma utilização mais consciente das bicicletas, sendo que o projecto, financiado totalmente pela câmara, não tem data para terminar.
“À medida que as bicicletas se forem danificando também vamos tendo a preocupação de as ir reparando e se, eventualmente, houver alguma situação mais grave serem substituídas”, referiu.
O renovado sistema gratuito de compartilhamento de bicicletas da cidade foi apresentado na sexta-feira, Dia Europeu sem Carros. À margem desta apresentação, Hernâni Dias falou ainda do projecto que vai ligar Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela por uma via ciclável, pelo troço desactivado da Linha do Tua. Em Bragança as obras decorrem a bom ritmo.
“Já recuperámos duas pontes, que é a ecopista que vai de Bragança a Mirandela, estamos em fase de recuperação da terceira, da ponte do Remisquedo, um investimento de mais de um milhão de euros. Entretanto também já reabilitamos todo o edificado que faltava, nomeadamente a estação da Mosca, de Santa Comba de Rossas e Sendas, por forma a que agora também nesta fase final consigamos fazer intervenção ao nível do canal ferroviário, para que a ligação no concelho de Bragança fique completamente feita”, explicou.
Um projecto que o autarca prevê que crie dinâmica turística.
Em Bragança, o investimento para este projecto ronda os dois milhões de euros, para reabilitar as pontes e para intervir em todo o restante edificado.
Escrito por Brigantia