Sex, 05/12/2025 - 11:59
A 6ª edição do Torneio Inter-Distrital de Atletismo Adaptado juntou, ontem, em competição, atletas de várias IPSS dos distritos de Bragança, Viseu e Guarda. A iniciativa é organizada pelo Centro Social Paroquial Santos Mártires e a Associação de Atletismo de Bragança e tem como grande missão incentivar as pessoas com deficiência a praticar desporto e, sobretudo, a conviver através de práticas saudáveis.
Marco Afonso é utente do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, a instituição brigantina que promoveu a iniciativa. Pratica desporto há vários anos e admite que estes tipos de encontros são enriquecedores. “É bom encontrarmo-nos todos aqui”, disse acrescentando que para ele a atividade física é uma espécie de remédio santo. “Pratico basquete, fazemos todo tipo de ginástica, jogamos futsal. Há tempo para tudo. O desporto é das melhores coisas que eu tenho, faz bem à saúde mental e física.”
O atleta de 46 anos é o campeão distrital no lançamento do peso. A atividade não guarda grandes segredos, mas é preciso algum treino.
João Luís Rodrigues, da cooperativa Vários, em Tondela, esteve, ontem, em Bragança, a participar na competição. O desporto é uma paixão. “Eu gosto de fazer desporto. Eu vou fazer 61 anos e ando sempre nesta modalidade. Eu gosto. Faz bem a cabeça, faz relaxar, faz tudo. E criar amizades e conhecer outras pessoas também”, disse.
Graças ao desporto, o atleta já conheceu até mesmo vários países. “Já fui a Los Angeles, a Andorra, já fui a Grécia e Espanha. As experiências foram boas, que eu gostava de fazer e de repetir”, disse.
Sérgio Afonso, técnico superior de desporto dos Santos Mártires, destaca que o torneio tem tido cada vez mais participantes. “Felizmente, as instituições ligadas à resposta social da deficiência têm a perceção de que o desporto pode ser uma verdadeira forma de inclusão destas pessoas na sociedade. O desporto é capaz de promover sorrisos, de unir instituições que muitas das vezes se afastam. Nós conseguimos constatar que através da prática desportiva é possível promover atividades que sejam verdadeiramente convergentes entre todos e, para além disso, conseguimos também afirmar a nossa cidade, Bragança, como uma cidade inclusiva no panorama das cidades desportivas”, frisou.
O torneio inseriu-se na semana de comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Escrito por Rádio Brigantia.




