PUB.

Bloco de Esquerda retira confiança política a deputado municipal de Bragança

PUB.

Sex, 14/02/2020 - 11:10


Foi retirada a confiança política ao deputado municipal António Anes, do Bloco de Esquerda

Segundo Jóni Ledo, membro da comissão coordenadora distrital de Bragança do partido, em causa estão tomadas de posições do deputado que vão contra as directrizes do partido e publicações “menos próprias” nas redes sociais. “Esta decisão foi tomada porque não nos surgiu nenhuma alternativa, após tomadas de posição públicas. Entendemos que a função de um deputado municipal e de um militante não passa apenas pela Assembleia Municipal, que se desenrola de dois em dois meses mas sim no quotidiano. As redes sociais têm importância hoje em dia e não podemos tolerar determinadas tomadas de posição que são o oposto do que o Bloco de Esquerda defende nas suas matrizes orientadoras”.

O pedido de retirada de confiança política foi enviado, ontem, à assembleia municipal de Bragança. Joni Ledo explica ainda que a decisão foi tomada com ponderação e depois de terem sido ouvidas as explicações do deputado municipal. “Isto aconteceu durante um ano e começámos a tratar deste processo, como uma situação que nos preocupava bastante, logo após as eleições legislativas. Durante este período, o deputado António Anes foi ouvido e foi-lhe tentado explicar esta situação e que não havia, de certa forma, outra possibilidade. O que não faltou foi ponderação, tempo e explicações”.

No entanto, o deputado António Anes disse que ainda não recebeu qualquer notificação por escrito da retirada de confiança e só ficou a saber devido aos órgãos de comunicação social. “eu não sabia de nada. Não fui notificado de nada. Uma coisa é o diz que disse e outra é o que se põe por escrito para a outra pessoa se poder pronunciar”.

António Anes acrescenta ainda que devem ser fundamentadas as razões que motivaram a tomada de decisão do partido e salientou que as suas publicações nas redes sociais são “banais”, contrariamente ao que a comissão distrital disse. “Para dizerem uma coisa dessas têm que se fundamentar. Devem-me notificar sobre as razões que lhe assistem para eu poder contestar e contrapor o que eles evocam. Nas redes sociais aquilo que publiquei foram situações banais, qualquer cidadão tem direito à liberdade de expressão. As redes sociais, por exemplo o Facebook, servem como uma questão de diversão por isso, nem sempre, o que se coloca lá é para ser levado a sério”.

Foi entregue, ontem, na Assembleia de Bragança, o pedido de retirada de confiança do deputado municipal António Anes do partido Bloco de Esquerda.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais