Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros distinguida pelo Plano Nacional de Leitura

PUB.

Ter, 27/10/2009 - 10:58


Um exemplo a seguir. A Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros foi apontada na III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura como um modelo a seguir, pela parceria que desenvolve com as Bibliotecas Escolares.  

Apenas mais uma biblioteca municipal foi convidada em todo o país, o que reflecte um reconhecimento do trabalho feito no município.

Macedo de Cavaleiros e Portimão foram as duas bibliotecas municipais reconhecidas nesta conferência internacional do Plano Nacional de Leitura, pela cooperação que mantêm com as bibliotecas escolares… Sílvia Garcia, vereadora da educação e cultura na câmara macedense, fala em reconhecimento do trabalho desenvolvido no concelho ao nível de uma relação positiva entre bibliotecas, que tem tido mesmo um crescendo.

 “É uma relação muitíssimo boa que tem tido um crescimento. Neste último ano celebrámos dois protocolos, um de apoio às Bibliotecas escolares, e outro do Plano Nacional de Leitura.”

 Esta cooperação entre bibliotecas é para continuar, sobretudo porque os resultados são visíveis, como explica a vereadora.

 “Já vem dando os seus frutos. Já é reconhecido que o número de leitores no concelho tem vindo a aumentar.”

Sílvia Garcia enumera algumas das actividades que Biblioteca Municipal e Bibliotecas Escolares desenvolvem em conjunto.

 “Há os baús de leitura, uma das actividades em conjunto com as bibliotecas escolares. Temos a hora do conto, em que as bibliotecas escolares e a municipal programam em que jardim vão intervir.”

Biblioteca Municipal de Macedo e Bibliotecas Escolares de mãos dadas na Promoção do Plano Nacional de Leitura. Uma relação que mereceu a distinção da Terceira Conferência Internacional do PNL.

Mas, estes hábitos de leitura criados pelas Bibliotecas do concelho nos vários jardins-de-infância não têm contagiado apenas os mais novos… também os mais idosos vêem nesta hora do conto, que lhes chega todos os meses à aldeia, uma forma de aprender um pouco mais e de passar o tempo… como explica a vereadora Sílvia Garcia…

“Porque em muitos dos jardins de infância os idosos são também convidados a participar nestes encontros. Muitas das actividades são também desenvolvidas nos lares do concelho e na Cercimac.”

O concelho de Macedo de Cavaleiros a promover hábitos de leitura em vários sectores do concelho, abrangendo várias faixas etárias.

Escrito por CIR