Barragem de Fontelonga já tem água para abastecer mais um mês a população de Carrazeda de Ansiães

PUB.

Qua, 21/09/2022 - 17:31


A operação de transporte de água do rio tua para o abastecimento público em Carrazeda de Ansiães está a decorrer há 15 dias e já permitiu prolongar por um mês a capacidade da barragem da Fontelonga

O presidente da Câmara, João Gonçalves, diz que, apesar de ter passado pouco tempo desde o início da operação, nota-se que a velocidade de redução do volume de água na albufeira é menor nesta altura.

“Como estamos a fazer monitorizações do plano da albufeira semanais podemos já verificar que a velocidade de diminuição do volume de água da albufeira é muito menor, isso deve-se, com certeza, a este aporte de água que estamos a fazer ao sistema, mas também terá algum reflexo o facto de estarmos também num período em que o consumo de água é menor em relação a Agosto”, explicou.  

A água disponível na albufeira deverá dar, agora, até ao final de Novembro, se, entretanto, não chover com abundância.

“Tínhamos previsto um momento crítico para finais de Outubro, princípios de Novembro, mas neste momento já podemos, com alguma segurança, dizer que temos água garantida até finais de Novembro”, afirmou. 

A chuva da semana passada foi importante para amenizar a seca na agricultura, mas não teve impacto na barragem da Fontelonga.

Devido à seca, seis camiões-cisterna estão a transportar 900 mil litros de água, diariamente, do rio Tua para a estação de tratamento junto barragem.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)