Ter, 19/01/2010 - 10:07
A directora do parque, Alexandra Cerveira Lima, adianta que o CD-ROM é um projecto que estava a ser preparado há vários anos, e que tem como parceiros o Serviço Arqueológico do Departamento da Dordonha (França) e o município de Ribadesella (Astúrias, Espanha).
O objectivo é promover os três sítios ao mesmo tempo:
“É enquadrar o Vale do Côa num contexto paleolítico global. São sítios classificados como património mundial. As pessoas podem viajar por esses vários sítios com este CD”, explica.
Os postais integram um projecto conjunto do Parque Arqueológico do Vale do Côa com o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico e a Junta de Castilla e León (Espanha), financiado por fundos comunitários, e que está subordinado ao tema “Arte rupestre, do Côa a Siega Verde”:
“Nos postais, as pessoas podem ver motivos de interesse no Côa e Siega Verde. Do lado espanhol há muito interesse a esta junção porque candidataram Siega Verde a Património Mundial. Do nosso lado há também interesse em acentuar do Côa”, refere.
O CD-ROM tem como destinatários escolas, turistas e interessados em arqueologia, enquanto os postais pretendem mostrar as imagens e a qualidade dos motivos representados na arte rupestre, bem como o seu enquadramento paisagístico.
Escrito pr CIR