Autarquia financia contratação de profissionais para IPSS’s

PUB.

Sex, 04/03/2011 - 09:16


A câmara de Vinhais assinou ontem protocolos com sete IPSS’s do concelho com o objectivo de as apoiar na contratação de técnicos na área da enfermagem, fisioterapia e animação sócio cultural. Ao todo vão ser recrutados dez profissionais.  

A câmara vinhaense pretende assim apoiar e incentivar a melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, nomeadamente dos mais idosos.

Trata-se de um apoio total de 52 mil euros anuais a dividir por estas instituições.

“É um projecto que vai permitir que os utentes dessas instituições possam usufruir desses cuidados” refere o presidente da câmara acrescentando que, por outro lado, “também se pretende que ao memo tempo possa ser utilizado para a população local”.

“Em termos de emprego é muito importante e só foi possível graças ao bom entendimento entra a câmara e as instituições que perceberam a necessidade de disponibilizar estes serviços à comunidade” salienta Américo Pereira.

 

As Instituições Particulares Solidariedade Social abrangidas com este protocolo estão situadas nas freguesias de Vila Boa, Moimenta, Ervedosa, Edral de Lomba, Vilar de Lomba, Vale das Fontes e Agrochão.

Este apoio representa muito em termos de funcionamento, como salientavam dois dos responsáveis na hora da assinatura.

“Isto tem uma importância transcendente porque este serviços são extremamente úteis porque não há possibilidade de nós andarmos a deslocar os idosos ao centro de saúde” refere um dos responsáveis. Outro diz que “a instituição terá oportunidade de melhorar o trabalho que se está a fazer com os utentes e valorizar a sua estadia no centro de dia”.

 

Desta forma vão ser entre 250 a 280, as pessoas, maioritariamente mais idosas, do concelho de Vinhais que vão poder contar com cuidados de enfermagem, fisioterapia e animação sócio cultural.

Escrito por CIR