Autarquia de Macedo consegue empréstimo para avançar com cinco projectos no concelho

PUB.

Qua, 11/09/2019 - 09:27


O Tribunal de Contas aprovou o empréstimo de 771 mil euros que a autarquia de Macedo de Cavaleiros precisava para suportar a parte não comparticipada por fundos europeus de cinco projectos para o concelho

No total o investimento é de 4,1 milhões de euros, para requalificação do edificado e requalificação urbana do Bairro de São Francisco de Assis, requalificação do Centro Hípico de Grijó, valorização do troço de Macedo de Cavaleiros da Linha do Tua, nomeadamente as estações da cidade e do Azibo, e ainda a requalificação da Escola Secundária da cidade.
Uma ajuda que vai permitir seguir já com os processos concursais para realização destas obras, deixa saber o autarca, Benjamim Rodrigues. “As obras que temos planeadas já foram objecto de análise, sendo aprovadas, e estão apenas dependentes desse valor para darmos continuidade aos processos concursais. Estamos muito satisfeitos porque conseguimos ter a aprovação deste endividamento, dentro dos nossos limites de capacidade, e poderemos dar já continuidade a estes investimentos. Ainda não é o total de obras que temos no horizonte, mas pelo menos para estas primeiras cinco vamos já lançar os concursos”, explicou Benjamim Rodrigues.

O presidente adianta que as requalificações do Bairro de São Francisco de Assim vão começar em muito curto prazo, o que acredita que, até ao final do ano, aconteça também com algumas das restantes. “Penso que as obras do Bairro de São Francisco de Assis podem começar praticamente de imediato, é só uma questão de acertarmos pormenores com o empreiteiro, e avançar. Quanto às restantes, vão ser feitas as aberturas de concurso, e depois disso daremos continuidade às obras, esperamos nós. Estou convicto que este ano irão começar mais algumas, porque começamos a ter os timings muito escassos, temos muita obra para fazer em pouco tempo”, referiu ainda o autarca.

Quanto às duas antigas estações, a de Macedo de Cavaleiros vai passar a ser a sede do Geopark Terras de Cavaleiros e a do Azibo, em Vale da Porca, será transformada num albergue de apoio a cicloturistas e abrigo de bicicletas. “Queríamos candidatar mais estações mas não foi possível porque temos algumas estruturas ocupadas e ainda não temos protocolo com as Infraestruturas de Portugal. De facto, algumas já estão, nomeadamente a do Azibo e da cidade, e vamos dar continuidade, se não houver alterações”, disse ainda.

Em breve vai ser também lançado o concurso para as obras do Posto da GNR da cidade. Um investimento de 660.800 euros, reembolsados na totalidade pelo Governo, para uma obra que terá acontecer entre este ano e o próximo.

Escrito por Onda Livre