Seg, 25/05/2015 - 10:55
Esta foi uma das 11 viaturas atribuídas aos corpos de bombeiros, para substituir as que foram destruídas pelo fogo no ano de 2013 em incêndios florestais. Na tarde de ontem, realizou-se ainda a entrega simbólica de 18 rádios portáteis a um Corpo de Bombeiros por distrito.
Na cerimónia, a Ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues anunciou um aumento de três milhões de euros na verba atribuída às associações humanitárias, adiantando que a nova lei do financiamento já foi aprovada em Conselho de Ministros e vai ser discutida na próxima quarta-feira na Assembleia da República.
Para o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, é necessário que a lei do financiamento entre em vigor rapidamente.
“Esta lei de financiamento exigia-se com rapidez. Por nossa solicitação será uma lei, não do Governo, mas da Assembleia da República, para nós todos os anos sabermos com o que contar. Nenhuma associação de bombeiros receberá menos de 3% até ao máximo de 25 e o maior bolo é de 10 a 25, e é a maior quantidade de associações que vão receber esses valores”, adianta.
Nas cerimónias do dia do Bombeiro Português, o presidente da liga dos bombeiros aproveitou a presença da ministra da administração interna para fazer várias reivindicações como a criação urgente de zonas operacionais e respectivos comandos, a criação de uma direcção nacional de bombeiros autónoma, o aumento das Equipas de Intervenção Permanente ou a contagem do tempo de serviço para efeitos de reforma. Chamadas de atenção às quais a ministra respondeu com abertura para negociar, nomeadamente no que diz respeito à questão da isenção das taxas moderadas para os bombeiros.
“Esse diálogo está em marcha e certamente com êxito. As conversações com o Ministério da Administração Interna já estão em curso e outras que não têm a ver unicamente com o MAI está o diálogo aberto”.
Nas cerimónias foi ainda entregue uma medalha de bombeiro de mérito a Pedro Pimenta, da corporação de Famalicão, que salvou a vida a dois colegas ao retirá-los de um apartamento em chamas. Escrito por Brigantia.