Ter, 21/12/2021 - 14:05
No caso de Ana Paula Pimentel a treinadora teve um papel fundamental na formação de jovens atletas na Associação Cultural Recreativa de Vila Flor, com resultados positivos em competições nacionais de juvenis e juniores, entre 1997 e 2004.
Para Ana Paula Pimentel receber o galardão de técnica do centenário foi muito especial. “Para mim significou muito. Por momentos vi 20 e tal anos de trabalho ali representados. Foi um sentimento de gratidão por quem me indicou e homenageou. Fiquei muita grata pelo reconhecimento do meu trabalho”.
Do trabalho como treinadora de atletismo em Vila Flor, Ana Paula guarda boas recordações e o talento dos jovens atletas que faziam tanto com tão pouco. “As lembranças de chegarmos a uma prova nacional sempre com aquele sentimento de que os atletas são de Trás-os-Montes e não representam nada ou não são bons. E, os nossos atletas chegavam às provas nacionais e davam cartas. Mostravam que eram tão bons ou melhores que os que tinham condições para treinar”.
Ana Paula Pimentel, natural de Vila Flor, actualmente é treinadora no Clube de Atletismo Bracara, em Braga, depois de se ter notabilizado como atleta do do SC Braga, Boavista ou Desportivo da Póvoa. Trata-se de um projecto de desporto para todos com uma nova forma de olhar para o atletismo. “É um trabalho gratificante porque o clube dedica-se não só ao atletismo adaptado mas também ao atletismo regular. O clube é uma família e não fazemos distinção”.
Para além de Ana Paula Pimentel, foram homenageados na Gala do Centenário da Federação Portuguesa de Atletismo Alcídio Lopes (ex-presidente da AAB), José Cidré Moreno (Director Técnico Regional da FPA de 1983 a 2003 e consultor técnico desde 2017) e Vítor Magalhães (ex-presidente do Clube Amador de Mirandela).