Atletismo: Rui Muga vence o X Cross Popular de Videmala em Zamora

PUB.

Ter, 26/08/2025 - 11:36


O Ginásio Clube de Bragança também esteve em bom plano na competição de atletismo espanhola

O mogadourense Rui Muga, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, foi o vencedor do X Cross Popular de Videmala, em Zamora. A prova aconteceu no passado sábado e teve a distância de 13,5 quilómetros.

Rui Muga terminou o percurso em 52 minutos e 51 segundos, registou uma média de três minutos e 54 segundos por quilómetro. O segundo classificado foi Daniel Tomé, com a marca de 55 minutos e 48segundos, já Juan Bartolomé fechou o pódio com o registo de 56 minutos e 50 segundos.

O Ginásio Clube de Bragança também esteve em bom plano na competição de atletismo espanhola, participou com uma equipa de nove atletas e conquistou cinco pódios. Catarina Lopes (2.º Sénior Feminina); Leonor Quinta (3.º Veterana A Feminina); Teresa Carvalho (3.º Veterana B Feminina); João Vítor Alves foi segundo no escalão M50; e Miguel Garcia finalizou na segunda posição em M60.

No Cross Subida de Sayago, no domingo, também em Zamora, com a distância de 10 quilómetros, o Ginásio Clube de Bragança foi representado pela atleta Inês Neto, que ficou no 3º lugar da geral.

Recorde-se que o transmontano Rui Muga, aos 41 anos, foi novamente convocado para representar Portugal e vai estar na terceira edição unificada dos Campeonatos Mundiais de Montanha e Trail na vertente Up Hill. “Não há maior motivação do que representar Portugal. É um Campeonato do Mundo, vão estar representantes de 36 países, sendo a elite da modalidade e vou dar o meu melhor. Represento a Seleção Nacional desde 2009 e é sempre um orgulho”, frisou.

Carlos Lopes, colega de equipa de Muga, também vai representar a Seleção Nacional na competição mundial. É natural de Vila Real, tem 44 anos, e vai competir na corrida de montanha Up and Down. “É um orgulho enorme, naturalmente, já fui chamado algumas vezes e é uma sensação mesmo muito gratificante. Vamos estar a representar todos os portugueses e, nem que seja ao jogo do berlinde, representar Portugal é sempre gratificante. Acaba por ser uma recompensa pelo esforço e sacrífico que fazemos”, salientou.

A terceira edição unificada dos Campeonatos Mundiais de Montanha e Trail realiza-se em Canfranc, na Espanha, na zona dos Pirinéus, de 25 a 28 de setembro.

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira