Qua, 29/10/2025 - 09:09
Um ataque de lobos em Palancar, no concelho de Miranda do Douro, provocou a morte a 5 ovelhas e 2 cordeiros. Segundo Mário Torrado, sobrinho do pastor, o ataque provocou um prejuízo avultado a António João. “O meu tio estava a pastorear o gado e quando chegou ao chiqueiro deu pela falta de alguns animais. No dia a seguir, foi dar uma volta pela zona por onde tinha andado e apercebeu-se que andavam por ali abutres e ainda viu pegadas de lobo. Já o tinha visto em dias anteriores e andava alerta mas nunca pensou que o ataque se fosse concretizar”.
Este é já o sexto ataque em cerca de um mês, no Planalto Mirandês. Uma situação que está a preocupar os pastores da região, “Ainda hoje falei com o filho de um pastor, que me disse que o pai anda assustado, em pânico, não anda à vontade nem para comer a merenda. Há um medo de o ataque poder surgir a qualquer momento”.
Quando questionado sobre as medidas de precaução que estão a tomar, Mário Torrado afirmou que, neste momento, não “faz ideia de que cuidados devem ter”. “Sinceramente não sei o que pode ser feito em relação a esse assunto. Os pastores andam assustados e praticamente andam a trabalhar para o lobo”.
Este é já o sexto ataque em pouco mais de um mês no planalto. O ICNF lembra que o lobo ibérico é uma espécie protegida e que está em curso o Programa Alcateia 2025-2035, destinado à sua conservação e à revisão das indemnizações aos produtores afetados.
Escrito por Brigantia
 
      



