Associação Vale d’Ouro lamenta que a linha de Alta Velocidade a passar por Trás-os-Montes não conste da rede transeuropeia

PUB.

Sex, 10/05/2024 - 17:00


O Parlamento Europeu (PE) aprovou na passada terça-feira um novo regulamento relativo às orientações para a rede transeuropeia de transportes, onde não consta a Linha de Alta Velocidade Porto, Vila Real, Bragança, Madrid

Recorde-se que a ligação proposta pela Associação Vale D´Ouro foi alvo de discussão pública aquando do Plano Ferroviário Nacional.

O presidente da Associação, Luís Almeida, mostra-se surpreendido com esta notícia porque contraria as informações que o anterior Governo assumiu publicamente. “A surpresa está no próprio Parlamento Europeu deu indicação de que não podia ser feito essa discussão porque nenhum dos estados membros, neste caso Portugal, incluiu este corredor. Mas mais grave do que isso, foi ter-nos informado que o próprio Plano Ferroviário Nacional entregue não tinha qualquer indicação sobre este corredor. É estranho como é que foi assumido publicamente por alguns membros do anterior Governo que esta linha ia ser considerada e quando chegou à discussão que é a definição da rede transeuropeia, que dão acesso ao fundos dos próximos quadros comunitários, nem sequer tenha sido considerada”, criticou.

Luís Almeida lamenta que mais uma vez a população de Trás os Montes e Alto Douro continue a ser “deixada ao abandono”.

A Associação Vale d´Ouro já pediu esclarecimento ao Governo sobre o processo de Alta Velocidade, pedindo que se estude a viabilidade económica para a sua concretização.

O Parlamento Europeu confirmou ainda que, apesar das garantias dadas à Associação Vale d’Ouro e publicamente assumidas, o projeto “não foi incluído na versão final [do Plano Ferroviário Nacional] adotado pelo Governo Português em 2022, com base na qual poderia ter sido acrescentado ao mandato do Conselho para as negociações.”

A Associação Vale d´Ouro considera que “esta é uma situação muito grave”.

Escrito por Universidade FM (CIR)