Associação de Jogos Populares de Bragança distribuiu kits de jogos tradicionais pelos 14 agrupamentos de escolas do distrito de Bragança

PUB.

Sex, 15/03/2024 - 13:33


Todos os agrupamentos de escolas do distrito de Bragança receberam um kit de jogos tradicionais composto por sacos de serapilheira, corda de tracção à corda e conjuntos para o jogo da malha

A Associação de Jogos Populares do Distrito de Bragança pretende manter e preservar tradições, através da transmissão de conhecimento e da prática de jogos tradicionais aos mais novos. A associação brigantina entregou de um kit de jogos tradicionais, a todos os agrupamentos de escolas do distrito de Bragança, para que as actividades populares possam ser feitas em contexto escolar desde o pré-escolar até ao 3° ciclo.

O kit de jogos tradicionais é composto por sacos de serapilheira, corda de tracção à corda e conjuntos para o jogo da malha.

“Os jogos tradicionais, transmitidos de geração em geração, transportam um valioso legado cultural que importa preservar e dar a conhecer aos mais jovens. O objectivo desta iniciativa é sobretudo proporcionar aos alunos o contacto directo com os jogos tradicionais, contribuindo para manter a prática regular da actividade física e enraizar os jogos populares nos mais jovens”, referiu Rui Cortinhas, presidente da Associação de Jogos Populares de Bragança.

A iniciativa enquadra-se no projecto "Desporto para todos" desenvolvido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e teve o apoio da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo.

 

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira