Ter, 24/06/2014 - 09:54
Uma viagem conseguida através da participação de duas alunas do 11º ano, Ana Aleixo e Sara Ramos, no concurso ”Euroescola”, patrocinado pelo Parlamento Europeu.
As jovens conseguiram o 5º lugar a nível nacional o que permite que o Agrupamento Emídio Garcia seja um dos seis contemplados com a viagem.
Ana Aleixo considera que o “Euroescola” é muito importante na formação dos jovens enquanto cidadãos.
“São actividades que nos preparam para a vida. Ter boas notas não basta, temos de saber defender pontos de vista e saber provar e defender uma ideia”, considera.
Para Sara Ramos a viagem ao Parlamento Europeu será uma oportunidade única.”Vamos conhecer o Parlamento Europeu, o que não é uma oportunidade que vamos ter muitas mais vezes na vida”.
Depois de ter ganho a fase distrital do concurso com o tema “Crise demográfica- emigração, natalidade, envelhecimento”, as jovens representaram o distrito de Bragança a nível nacional tendo arrecadado o 5º lugar.
Para o professor José de Barros, coordenador do projecto “Euroescola” no Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, a escolha do tema para a participação das duas alunas não poderia ter sido mais acertado.
“O facto de terem centrado a sua intervenção no tema da desertificação do interior do país. Todo o que seja feito para enaltecer a gravidade do problema é positivo. Mesmo no Parlamento Europeu penso que devem continuar a falar do facto de haver dois países num só: o país que situa no Interior e o que situa no litoral”, considera.
Ao todo 24 alunos e 2 professores do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Bragança, vão representar o distrito e juntar-se aos restantes vencedores nacionais numa viagem ao Parlamento Europeu inserida no programa “Euroescola”. Escrito por Brigantia