PUB.

Alfândega da Fé é a autarquia do país mais transparente pelo quarto ano consecutivo

PUB.

Qui, 12/04/2018 - 19:43


Alfândega da Fé lidera por mais um ano o índice de transparência municipal, da organização Integridade e Transparência.

O município divide este ano o pódio com Vila do Bispo, tendo alcançado 91 pontos em 100 o que segundo a autarca Berta Nunes se deve ao escrutínio que no último ano ficou mais apertado.

A presidente do município alfandeguense considera que é um motivo de orgulho liderar a lista dos 308 municípios pelo quarto ano consecutivo, notícia que já não foi recebida com surpresa.

“Já contávamos com o primeiro lugar, contávamos até ter os 100 pontos, mas houve um maior rigor e exigência na avaliação. Continuamos na mesma no primeiro lugar, o que é um motivo de orgulho. Continuaremos a apostar na transparência, que para nós é um valor fundamental em democracia”, referiu Berta Nunes.

A autarca afirma que o município vai agora trabalhar para melhorar alguns dos aspectos em que foram apontadas falhas.

O índice mede a disponibilização de dados sobre o município e o seu funcionamento, planos e relatórios, impostos, taxas e preços, a relação com a sociedade, a transparência na contratação pública e ao nível económico-financeiro e no urbanismo.

A seguir a Alfândega da Fé, os municípios do distrito de Bragança mais transparentes são Vila Flor que surge na 63.ª posição do ranking, Miranda do Douro no lugar 104 e Macedo de Cavaleiros na posição 114.

Já os piores classificados são Freixo de Espada à Cinta que ocupa a posição 300, havendo apenas 8 piores, e Carrazeda que aparece no lugar 293. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro