Alfandega da Fé decreta dois dias de luto pela morte do mestre José Rodrigues

PUB.

Seg, 12/09/2016 - 09:45


O município de Alfândega da Fé decretou dois dias de luto municipal pela morte de José Rodrigues. O artista plástico de 79 anos com origens na vila transmontana morreu este sábado. Para a presidente do município alfandeguense, Berta Nunes, trata-se de uma grande perda para o concelho e para a cultura nacional.

“É sem dúvida uma perda para o concelho de Alfandega mas também para o país, dada a estatura deste mestre escultor mas não só, José Rodrigues. Para nós a memória do Mestre vai perdurar e é muito significativa para o nosso município. Embora nascido em Angola a família é daqui e ele passou grandes períodos na casa de família no concelho e manteve sempre uma ligação continuada com Alfândega da Fé, tendo o município deliberado dar o nome Mestre José Rodrigues à Casa da Cultura”, frisou a autarca.

Na casa das artes, que tem o nome de José Rodrigues, há várias peças da sua autoria, a mais recente chegou há três anos. “É um cristo muito especial e vale a pena vê-lo, como muitas das suas obras tem um pouco a cara de José Rodrigues. É uma escultura muito especial que temos em exposição na galeria da Casa das Artes”, refere.

Pela vila há mais obras do mestre, nomeadamente alguns painéis de azulejos no mercado. E embelezam ainda as ruas de Alfândega esculturas que resultaram de um projecto dinamizado pela cooperativa Árvore, nomeadamente worshops de pedra e um painel de azulejos, em frente à biblioteca municipal que também resultou dessa colaboração. A autarquia anunciou que pretende atribuir o nome de José Rodrigues a uma rua em Alfândega da Fé e que vai colocar em exposição todas as obras da autoria do escultor que existem no concelho na casa das artes e pondera ainda receber uma exposição itinerante que se prepara para percorrer o país de homenagem a José Rodrigues.

Em Bragança, José Rodrigues deixou uma escultura de homenagem ao 25 de Abril na rotunda da avenida das forças armadas, uma escultura de homenagem à indústria da seda no largo Lucien Guerch e uma Pietá na Catedral de Bragança. O artista plástico foi ainda o autor do cubo da praça da Ribeira do Porto, e foi um dos fundadores da cooperativa cultural árvore e da bienal de Vila Nova de Cerveira.

O escultor e artista plástico José Rodrigues morreu este sábado aos 79 anos, o funeral teve lugar ontem em Matosinhos. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro