Aldeia cria museu para perpetuar raízes ligadas ao judaismo

PUB.

Qui, 17/12/2009 - 10:15


Carção vai ter um museu dedicado ao judaísmo. A iniciativa partiu da associação Almocreve, sediada naquela aldeia do concelho de Vimioso. O projecto já existe e o presidente da associação, está esperançado que tenha luz verde ainda este mês.  

“Fizemos um projecto que foi candidatado ao PRODER e esperamos uma resposta até ao final de Dezembro para saber se temos financiamento para uma parte do projecto” adianta Paulo Lopes, acrescentando que o restante financiamento vai ficar a cargo de “outras associações estrangeiras como é caso da Casa Judaica de S.Paulo e o Museu da Diáspora de Israel”.

 

Instalado numa casa antiga, que será recuperada, este museu dedicado ao judaísmo, prevê vários espaços de exposição. “Embora não seja uma casa muito grande, o museu será dividido e duas partes. Uma para exposição temporária e outra para exposição permanente que vai retratar os ofícios dos marranos e a parte religiosa” explica. 

Esta é uma região com fortes tradições ligadas ao judaísmo.

 

Por isso, Paulo Lopes sublinha a importância deste tipo de infra-estruturas. “É importante não só para Carção mas para toda a região pois vai registar uma história muito importante”.

O projecto ronda os cem mil euros.

Paulo Lopes conta iniciar as obras já a partir de Janeiro, na esperança de que o museu abra ao público dentro de dois anos.

 

Como se disse, este projecto é promovido pela associação Almocreve.

Uma colectividade que nasceu há oito anos. “O nosso grande objectivo é fazer um levantamento histórico da povoação e preservar o que de melhor há dando maior importância à parte judaica que foi uma comunidade muito forte, aqui” refere.

Para além do museu, a associação edita ainda uma revista dedicada às tradições judaicas.

Escrito por Brigantia