PUB.

Água Carvalhelhos em Vinhais

PUB.

Sex, 23/05/2008 - 09:20


Vinhais vai passar a fazer parte dos rótulos das garrafas de água Carvalhelhos. É que a autarquia e a empresa assinaram um acordo que prevê a instalação de uma fábrica de engarrafamento de água mineral gaseificada na aldeia de Sandim, em Vinhais.   

O protocolo foi assinado há dois anos, mas só agora vai avançar o projecto, uma vez a autarquia aguardava pela conclusão dos estudos sobre a qualidade e quantidade de água.

Américo Pereira, presidente da câmara Municipal de Vinhais recorda como se desencadeou todo o processo da vinda da empresa para o município. “Há muitos anos que na aldeia de Sandim existiam águas medicinais que podiam vir a ser exploradas para comercialização só que nunca aconteceu”, relembra o autarca. “Finalmente as águas de Carvalhelhos adquiriram a concessão daquelas nascentes, fizeram os estudos foi contactada a câmara, foi feita a pareceria público privada no sentido em que a câmara comparticipa parte dos arranjos exteriores, dos acessos e da colocação da linha eléctrica, esclarece Américo Pereira. “Estamos neste momento na construção das infra-estruturas por parte da câmara e está neste momento em processo de licenciamento o edifício para ali instalar”, conclui o presidente da câmara Municipal de Vinhais.

 

A empresa deverá começar a funcionar no final do ano de 2009. Trata-se de um investimento de cinco milhões de euros que vai criar algumas dezenas de postos de trabalho e que segundo Américo Pereira vai valorizar o município.”É um investimento importantíssimo porque refere-se à exploração de recursos naturais, são indústrias não poluentes, que empregam mão-de-obra local, é exactamente aquilo que concelhos do interior como o nosso necessitam”, considera o autarca.

 

A Carvalhelhos é a segunda marca com água gaseificada a surgir com produção própria no distrito de Bragança. Em Vila Flor já está instalada a empresa Frize.