Sex, 08/05/2015 - 10:13
Para isso, desafia as pessoas a usar orelhas de burro, que podem ser descarregadas no site diadoburro.pt e ao mesmo tempo recriar um provérbio que envolva o animal, como explica Joana Braga, da AEPGA.
“A AEPGA está a desafiar todas as pessoas de forma a ilustrar umas orelhas e a reinventar um ditado português. Ao invés de ser um ditado em que o burro é tratado de forma pejorativa, estamos a pedir às pessoas para recriar um ditado de forma a elogiar o burro”, explica.
O desafio segue nas redes sociais. Uma foto com as orelhas ilustradas e um cartaz com o provérbio alterado deve ser publicada com a hashtag diadoburro.
A associação deixa um exemplo, transformando “Um burro carregado de livros é um doutor” num ditado positivo para o burro. “Um burro carregado de respeito é um burro feliz” é a versão sugerida.
Pretende-se desta forma que a celebração do dia internacional do burro chegue a mais pessoas. As três melhores homenagens ao animal serão premiadas com entradas no Festival “L Burro e l Gueiteiro”.
Mas apesar do incentivo o verdadeiro objectivo é passar a mensagem de que o burro de Miranda continua a precisar de protecção.
“A raça asinina de Miranda ainda está particularmente ameaçada de extinção, porque o número de fêmeas reprodutoras é inferior a mil. O grande objectivo da associação é procurar que com o aumento dos nascimentos haja também bons criadores que fiquem com esses burros”, salienta Joana Braga.
O Slogan da AEPGA continua por isso a ser “Burros há muitos, mas estes estão em extinção”.
O dia internacional do Burro é hoje assinalada pelo segundo ano pela associação com sede em Atenor, Miranda do Douro. Escrito por Brigantia.