Acções de sensibilização a idosos ajudam a reduzir burlas

PUB.

Seg, 14/12/2009 - 09:21


As burlas a idosos na cidade de Bragança têm estado a diminuir. A convicção é manifestada pela PSP, já que, este ano, foram raros os casos registados. Ainda assim, as autoridades continuam a organizar acções de sensibilização junto dos mais velhos, pois consideram que é uma boa forma de combater este tipo de criminalidade.  

“Não temos números, mas posso dizer que durante o ano de 2009 foram raras as situações na nossa área de intervenção” adianta o subcomissário Dinis Pereira, comandante da esquadra da PSP de Bragança, salientando que “a nossa acção neste aspecto tem influenciado esse resultado”.

 

A última acção de sensibilização a idosos, feita pela PSP, contou com a participação de alunos de 5º e 6º anos da Escola EB 2/3 Paulo Quintela.

As alunas deram exemplos de alguns conselhos para os utentes do Centro Social e Paroquial do Santo Condestável.

 

“Devemos ter sempre à mão os números de telefone da polícia para o caso de nos acontecer alguma coisa” indica Maria João Brás.

Já Inês Contins diz que “não se devem utilizar objectos de valor ou carteiras na mão de forma visível”. Esta aluna diz ainda que acharam esta iniciativa “uma boa ideia para chamar a atenção aos idosos dos cuidados que devem ter”.

 

Os idosos apreciaram a acção, mas garantem que já têm algumas cautelas.

“Eu não abro a porta a ninguém, estou sozinha e sempre fechada” refere Catarina Fernandes de 82 anos. “Todos os cuidados são poucos” admite Francisca Gonçalves, de 70 anos. “Por enquanto, a mim ainda não me aconteceu nada, mas ouve-se tanta coisa” por isso “tenho sempre a porta da rua fechada, mesmo estando em casa”.

 

A PSP poderá agora repetir a iniciativa com mais crianças e idosos.

Escrito por Brigantia