Abril: mês de prevenção dos maus tratos

PUB.

Ter, 02/04/2024 - 17:27


A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens está a sensibilizar para a prevenção dos maus tratos

“Serei o que me deres…que seja amor” é o mote da campanha que decorre este mês, com várias acções de sensibilização.

Maria João Fernandes, vice-presidente da Comissão Nacional, considera que a “violência é um fenómeno sistémico” que tem de ser conhecido para que a sociedade possa “agir”. “A violência até um fenómeno transversal, que não escolhe nem idades, nem faixas etárias, nem sectores sociais. É um fenómeno nacional, sistémico, que passa por todos e urge conhecer, só desta forma conseguiremos agir. Aquilo que se pretende não é só dar a conhecer, mas sensibilizar para não normalizar, não podemos ser indiferentes à violência, seja ela qual for”, frisou.

Maria João Fernandes disse que o intuito deste mês é fazer reflectir a sociedade para a prevenção da violência contra crianças.

Segundo a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos das Crianças, Jovens, a CPCJ protege anualmente mais de 72 mil crianças. “Casa situação que surja de uma criança já é demais. Falhamos todos como sociedade. A protecção não começa na CPCJ, começa nas entidades com competência de matéria de infância e juventude, onde está a família, a saúde, a escola, a segurança social, os municípios, onde estamos todos nós, amigos, vizinhos”, acrescentou, explicando que a CPCJ já actuam num segundo nível de intervenção.

Durante este mês, para além das acções de sensibilização nas escolas de todo o país, vão decorrer outras actividades como caminhadas, debates, projecção de filmes, workshops, entre outras iniciativas.

Escrito por Universidade FM (CIR)