Aberto concurso para adjudicar obra de ampliação e requalificação do Museu da Terra de Miranda

PUB.

Qua, 20/10/2021 - 09:22


Já foi aberto concurso para adjudicar a obra de ampliação e requalificação do Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro

Vão ser investidos cerca de 800 mil euros e prevê-se que a empreitada arranque no início do próximo ano. Segundo a directora do museu, esta mudança vai trazer mais-valias para o espaço, mas também para os trabalhadores.

“É uma obra que vem criar novas condições de trabalho, vem ampliar o discurso museológico, vem ampliar a estrutura, no que se refere a espaços técnicos e administrativos, portanto é uma obra excelente para a museologia e museografia no campo da etnografia e estamos a trabalhar neste projecto para que se concretize dentro de um ano e meio, dois anos”, acrescentou Celina Pinto.

O museu foi fundado em 1982, num edifício do século XVII. Em 2014 sofreu pequenas obras de requalificação para resolver situações mais urgentes. Agora esta empreitada vai permitir modernizar o museu e dar início ao projecto de museografia.

“Actualizar este museu no campo da museografia e da museologia para que se torne um museu mais interactivo, um museu participativo, um museu que responda Às exigências dos públicos contemporâneos e modernos. Depois o projecto de museografia iniciar-se-á no final do próximo ano”.

Estima-se que as obras no Museu da Terra de Miranda durem cerca de dois anos. O ano passado, já tinha adquirido um edifício anexo ao espaço, no valor de 82 mil euros, para fazer a ampliação do museu.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais