Abandono e insucesso obrigaram ao fecho de escolas no distrito

PUB.

Qui, 24/09/2009 - 10:19


Antes de passar por Bragança, José Sócrates esteve em Macedo de Cavaleiros, onde visitou o Instituto Piaget. Nesta instituição de ensino superior privado, o candidato a primeiro-ministro explicou as razões porque o seu governo encerrou tantas escolas do 1º ciclo do ensino básico na região.  

“Encerrámo-las porque tinham todas menos de dez alunos. Todos os estudos e relatórios internacionais nos aconselhavam a fazê-lo. Muitos desses relatórios tinham a marca do Instituto Piaget. Escolas com menos de dez alunos são um convite à exclusão dos alunos e significam abandono e insucesso escolar.”

 Para essa decisão muito contribuiu uma visita feita pela ministra da educação a uma escola primária do distrito.

Depois de ter observado no local a realidade vivida, o governo entendeu que o melhor era fechar as escolas para não fomentar o insucesso escolar.

“Expôs a todos os ministros no Conselho de Ministros que tinha vindo visitar uma escola a Bragança com três alunos. Ao longo desse ano já tinham tido três professores e dois desses alunos iam reprovar. Era o retrato do Ensino que tínhamos e acabámos com isso, para que hoje tenhamos centros escolares e uma boa escola pública, para que os nossos alunos tenham mais sucesso.”

 Em Macedo de Cavaleiros, José Sócrates aplaudiu o facto do Instituto Piaget ter abraçado o programa das Novas Oportunidades, um centro que conta, neste momento, com 600 alunos.

Escrito por CIR