Qua, 28/01/2026 - 09:05
A vitória foi de grande significado para o atleta que está a passar por um momento físico difícil. Depois de duas desistências motivadas por uma lesão muscular, José Sousa, conseguiu cortar a meta gerindo o tempo entre correr e alongar. “Ando com um problema a nível muscular, que me impede de correr sem ter de parar para esticar a perna. Ou seja, para mim foi uma vitória ter ganho a prova, tive de fazer uma grande gestão, entre várias paragens, para poder esticar a perna e conseguir acabar a prova em primeiro, que era o objetivo”.
Num percurso considerado particularmente exigente, o atleta do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros completou a maratona do funchal em 2 horas, 23 minutos e 36 segundo. Vencendo a prova e sagrando-se pela quarta vez, campeão nacional. “É bastante montanhoso. É um percurso sem circuito. Tem, no total, cada volta, 5 subidas. 4 voltas em cima, mais 3 em baixo, mais 3 subidas. Acho que estamos a falar em 20 subidas. Numa maratona aquilo é muito difícil. Bastante difícil”.
Relativamente à lesão, o atleta revelou que tem vindo a realizar tratamento contínuo, mas admite que o maior desafio foi o impacto psicológico após a desistência na maratona de Valência. “Vindo da desistência de Valência, o mais difícil foi meter na cabeça que tinha que acabar uma prova de 42 quilómetros, passado um mês. E é muito difícil pensar ‘ok, vou treinar’. O treinar é fácil. Quando eu digo é fácil, ou seja, a gente adapta-se à dor. Porque podemos parar e fazer o tal alongamento, que a mim me dá um alívio e que me permite correr mais 4 ou 5 quilómetros sem a perna me prender. Difícil é chegar ao dia da prova e pensar ‘não sei se vou conseguir ganhar, se a perna não me vai deixar andar em ritmos altos’. Essa é que é a parte difícil”.
Quanto ao futuro, José Sousa revela que a prioridade passa pela recuperação física e afirma que pretende competir em provas nacionais e internacionais para trazer mais visibilidade ao clube.
José Sousa terminou a Maratona do Funchal em 2 horas e 23 minutos e 36 segundos.





