Ter, 13/01/2026 - 13:25
A Câmara Municipal de Vila Flor aprovou o orçamento municipal para 2026 no valor dos 21,5 milhões de euros, um “ligeiro decréscimo” relativamente ao ano anterior. De acordo com o autarca, Pedro Lima, este é um “orçamento adequado para o concelho”, com foco em obras prioritárias, com equipamentos que carecem de requalificação, desde o Estádio Municipal, ao Centro Cultural, ao Mercado Municipal, entre outras intervenções.
“É o valor adequado para continuarmos numa senda de desenvolvimento, de utilidade dos equipamentos municipais e também de uma política virada na sua íntegra, para as pessoas, mas também diretamente, principalmente através do envelhecimento e do projeto educativo, diretamente impactando a vida das pessoas”, explicou.
Uma das áreas que considerou fundamental é a agrícola com o arranque do Aproveitamento Hidroagrícola da Barragem Redonda das Olgas. “Vai totalizar um investimento muito próximo dos 20 milhões de euros no seu total e que vai ter durante 2026 o arranque da construção da barragem, do corpo da barragem em si, a finalização da construção da rede de rega, que já está em plena fase de execução, praticamente a entrar na fase de conclusão”, revelou.
Nas diversas empreitadas, Pedro Lima referiu ainda que se vai assistir também ao início do Eco Parque, que “vai ser também um investimento transformador para Vila Flor e que, acima de tudo, vai enraizar-nos novamente naquilo que é a nossa terra, aqui num ponto de vista mais ambiental, natural, onde também a educação vai ter um papel principal”.
Outra das apostas é continuar o investimento na promoção territorial, nomeadamente “na nossa feira que já tem bastante maturidade e que já se apresenta como uma marca identitária, sendo a ExpoVila, e entre todas as outras”, destacou. Neste orçamento, o autarca de Vila Flor destaca que “o maior investimento que se faz em Vila Flor é diretamente nas pessoas” e no campo do envelhecimento ativo, o município pretende expandir, tanto a nível das ações do projeto Aproximar, que já são recorrentes e contínuas, bem como nas ações da teleassistência.
O orçamento municipal para este ano, da câmara de Vila Flor, foi aprovado com quatro votos a favor e uma abstenção da oposição.
Escrito por rádio Brigantia




