Seg, 29/12/2025 - 09:28
Rui Teixeira, da Associação Desportiva de Vila Chã do Marão, é o grande vencedor da sétima edição da São Silvestre de Mirandela.
O atleta participou pela primeira vez nesta prova, que este ano teve o maior número de inscritos de sempre. Rui Teixeira estava consciente de que ia ter bons adversários e está satisfeito. “O percurso é muito bom, principalmente a última parte, os últimos cinco quilómetros, dá para correr rápido. Tentei gerir as minhas forças na primeira parte da corrida, porque depois, nessa fase, podia imprimir num ritmo mais forte, que foi o que aconteceu, e levar de vencida os adversários”.
Em femininos, a vencedora, que também participou pela primeira vez, é Estela Melo, da União Desportiva de Várzea. A atleta destacou o bom percurso da prova. “É sempre bom ganhar, apesar de que foi uma vitória partilhada, foi praticamente toda a prova com a segunda classificada, com a Doroteia. Foi muito bom, tivemos o apoio uma da outra e, evidentemente, gostei de ganhar a competição. Gostei imenso de participar, o circuito da prova é muito bom”.
Refira-se que, em masculinos, o segundo lugar foi alcançado por um atleta da região, Rui Muga. O mogadourense, que veste as cores do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, concluiu a prova em 00:31:20.630, tendo chegado apenas 21 segundos depois do primeiro classificado à meta.
A prova é organizada pela associação Mirandela a Correr. Hélder Silva, da organização, esclarece que há vários atletas de diversos pontos do país e que a prova tem crescido de forma sustentada, sendo que, este ano, contou com 600 inscritos. “É uma prova em que procuramos sempre ter algum crescimento, com algum cuidado, para ter qualidade, e é isto que os atletas reconhecem, uma prova com qualidade, seja no percurso, seja no pós-prova. Temos aqui atletas do Porto, Famalicão, alguns atletas das ilhas também. Cada vez mais estamos a notar que nos visitam de propósito para esta prova. É muito gratificante ver este crescimento”.
Vera Preto, vereadora do município de Mirandela, assume que a prova é para continuar tendo em conta as centenas de pessoas que traz à cidade. “Já começa a ser uma tradição. Portanto, é para continuar e até dar aqui uma força para um upgrade, porque Mirandela realmente é uma cidade amiga do desporto, é uma cidade que tem todas as condições para que estas modalidades se desenvolvam cada vez mais”.
A corrida de São Silvestre de Mirandela aconteceu no sábado, ao fim da tarde, e foi a mais participada de sempre. Conta já com sete edições.
Escrito por Brigantia





