PUB.

Miranda do Douro aprova orçamento de 29 milhões para 2026

PUB.

Sex, 26/12/2025 - 09:14


A Câmara Municipal de Miranda do Douro aprovou o orçamento para 2026, no valor de 29 milhões de euros, mais quatro milhões do que no ano anterior, com destaque para o reforço do apoio aos bombeiros, investimentos no abastecimento de água e vários projetos financiados por fundos comunitários nas áreas do turismo e reabilitação urbana

A câmara de Miranda do Douro aprovou por maioria o orçamento municipal para 2026, com uma dotação de 29 milhões de euros, superior ao do ano anterior.

Entre os principais investimentos, a autarca Helena Barril destaca os apoios de 350 mil euros para 2026, para os dois corpos de bombeiros do concelho, para o transporte de doentes oncológicos. “Há um reforço, relativamente ao orçamento anterior, na ordem dos 4 milhões de euros. Continuamos com este objetivo de melhorar as condições de vida da população local e, por isso, vamos continuar a apoiar os bombeiros voluntários sediados no concelho, com o reforço do protocolo do transporte dos doentes oncológicos”.

Há também já projetos com candidaturas aprovadas. “Temos várias candidaturas aprovadas, dos fundos comunitários, e queremos abraçá-las, tanto na área do turismo, como na reabilitação de alguns edifícios, como é, por exemplo, o caso da Casa da Música em Miranda. Temos um projeto muito ambicioso, que é o projeto dos carreirones, que vai ligar Paradela a Picote pelo antigo trilho dos carreirões”.

Os sistemas de abastecimento de água e saneamento no montante de 1,7 milhões de euros, destinado a vários pontos do concelho, é outro dos pontos deste orçamento. “É uma grande aposta, o melhoramento do abastecimento da água no setor sul do concelho, a mudança das condutas é muito importante, porque vai trazer uma melhoria muito significativa para as pessoas, para a vida das pessoas”.

No que diz respeito aos impostos, o IMI vai de 0,3% a 0,8%. O IRS está fixado na taxa de 2,5 %. Já a Derrama é de 1,5% aplicável aos setores da branca e aos centros eletroprodutores.

O orçamento municipal para 2026, da câmara de Miranda do Douro, foi aprovado com os votos a favor da maioria PSD, a que se juntou também um voto a favor do PS e uma abstenção do PS.

O orçamento segue agora para a Assembleia Municipal para votação no dia 29 de dezembro.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Rita Teixeira