Sex, 05/12/2025 - 11:37
O município de Bragança vai desenvolver um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável. Segundo a presidente da câmara, Isabel Ferreira, o plano foi submetido a uma candidatura, que já foi aprovada. A ideia é que o município seja cada vez mais sustentável e que haja acessibilidade universal, já que ainda há “mutas barreiras físicas” que impedem que pessoas com algum tipo de deficiência ou problema de mobilidade circulem com segurança e tenham acesso aos mais diversos serviços. “Vai ter várias componentes, uma dedicada aos transportes, seja o escolar, seja o transporte urbano. Depois o acesso aos serviços públicos e aos equipamentos municipais, que também são muito importante. Portanto, é os transportes públicos, é os percursos pedonais e a parte do acesso aos equipamentos municipais e aos serviços públicos. Por isso, neste momento, está a ser feito um primeiro esboço desse plano e também de uma plataforma que permita monitorizar esse mesmo plano. Será apresentado o primeiro relatório em final de janeiro e em fevereiro queríamos promover uma sessão pública também para recolher contributos todos”, explicou.
A presidente destacou que tem sido feito um grande trabalho no que toca a ciclovias, mas é preciso mais. “Nós precisamos, não é só o caso das ciclovias, mas dos próprios transportes urbanos, estamos, agora, a modernizar a frota do ponto de vista ambiental, com autocarros elétricos e carregadores, que são mais sustentáveis. E isso também é importante para assegurar não só o acesso às escolas, como às zonas industriais e às zonas comerciais. Também é importante ter este tipo de transporte acessível a estes pontos.”
Recorde-se que, a partir de 2018, o município de Bragança começou a implementar um Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, que consistia na criação de um troço de ciclovia incluído na circular interna, na melhoria da acessibilidade para cidadãos com mobilidade condicionada, na construção de abrigos na rede de transportes públicos, na reparação de passeios e na implementação do transporte a pedido. A autarca reconhece que há trabalho feito, mas afirma que a atualização é fundamental.
O esboço do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável está agora a ser concretizado, para depois ser apresentado à comunidade.
Escrito por Rádio Brigantia.




