Ter, 18/11/2025 - 09:25
A capital de distrito prepara-se para acolher a 11ª edição de Bragança, Terra Natal e de Sonhos. Acontece entre 29 de novembro e 6 de janeiro de 2026.
A Praça Camões volta a ser o epicentro da festa, com a maior pista de gelo natural da região. A Casa do Pai Natal, a Rampa de Gelo Natural, carrosséis, mini-roda, comboio infantil, mercadinho, concertos e tasquinhas completam o cenário.
A presidente da câmara de Bragança, Isabel Ferreira, reconhece que a iniciativa traz muita gente ao concelho e, por isso, a ideia é continuar a apostar. “Reconhecer que este é um evento bem sucedido, com espaço para melhoria, e é isso que queremos incrementar no próximo ano, partindo desta base, que é bem conseguida. A nossa expetativa é manter a sua atratividade e aumentá-la. Pelo que consultei, nas últimas edições, teve um impacto grande no país vizinho e vamos continuar essa aposta”.
O orçamento total do evento é de mais de 335 mil euros. “Corresponde a um acréscimo de 13,38% em relação ao ano anterior”.
O arranque oficial da iniciativa está marcado para a tarde do dia 29 de novembro, com a chegada do Pai Natal à Praça Professor Cavaleiro de Ferreira.
Do programa faz ainda parte a passagem de ano, a decorrer na Praça da Sé. Esta aposta começou no ano passado e mantém-se. A animação fica a cargo da DJ Sara Santini. A iniciativa decorre entre as 23h00 e as 02h30. Isabel Ferreira admite que é uma possibilidade, futuramente, trazer artistas de renome e fazer desta uma passagem de ano reconhecida. “Há sempre diferença entre o ideal e aquilo que se consegue fazer. Trazer um
artista que chame multidões tem impacto, mas também tem impacto no orçamento municipal. Será necessário fazer esse balanço e esse equilíbrio”.
A programação de Bragança, Terra Natal e de Sonhos inclui concertos do Conservatório de Música e Dança, atuações das bandas filarmónicas da região, workshops gratuitos e iniciativas solidárias como o Trail Urbano Noturno, o Desfile de Clássicos e a CãoMinhada Solidária. As crianças terão atividades dedicadas, desde contos de Natal a oficinas criativas e experiências científicas. O evento estende-se ainda aos espaços culturais da cidade, com novas exposições no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, no Museu da Máscara e no Centro Ciência Viva.
Escrito por Brigantia




