Unidade de Diagnóstico Precoce entra em funcionamento esta semana no Hospital de Bragança

PUB.

Ter, 18/11/2025 - 09:22


A marcação de consultas fica a cargo das instituições sociais, através de contacto telefónico e envio de informação clínica por e-mail

A partir desta semana, o Hospital de Bragança tem disponível uma nova Unidade de Diagnóstico Precoce. O novo serviço pretende reforçar a articulação com as instituições sociais e melhorar a resposta clínica à população, especialmente durante o período de inverno, para não pressionar as urgências nesta época mais crítica, como explica Duarte Soares, diretor clínico dos cuidados hospitalares da ULS do Nordeste. “É uma resposta que está localizada fora do Serviço de Urgência, mas tem como objetivo o atendimento urgente ou precoce de utentes cuja idade avançada os faz ser um dos grupos que mais recorrem ao Serviço de Urgência. Notamos que temos que, à semelhança daquilo que se passa no resto do país, complementar a nossa resposta no serviço de urgência. Nós não somos alheios às dificuldades que os serviços de urgência passam, ao consumo de recursos humanos e à exposição que isso também tem perante a população. Portanto, temos que ser empreendedores no sentido de mostrar a resiliência dos profissionais de saúde que estão no Serviço Nacional de Saúde em também criar novas respostas que são adequadas para a população que servimos”.

Esta unidade vai permitir uma avaliação médica mais rápida dos utentes com sintomas agudos ou em fase de reavaliação clínica, evitando o recurso direto ao Serviço de Urgência.

Duarte Soares acredita que esta nova unidade terá uma grande resposta dos lares, já que é direcionada para essas estruturas de saúde social. O novo serviço funciona como o serviço de urgências, mas é necessária uma pré-marcação. “Podem fazer uma urgência com a mesma celeridade. Os doentes vêm com uma pré-marcação. Que é necessária para nos preparar melhor. Porque se os lares ou as estruturas residenciais fizerem essa pré-marcação já enviam um conjunto de informação que é útil para percebermos o que é que aconteceu e assim conseguimos atingir esse diagnóstico mais precocemente. Aqui utilizamos a palavra precoce porque é precoce, ou seja, atempado dentro daquilo que é a agudização dos doentes”.

A Unidade funciona em espaço dedicado, com uma equipa médica especializada, de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 16h30. Além do concelho de Bragança, esta unidade vai servir ainda os concelhos de Vinhais, Vimioso, Mogadouro e Miranda do Douro.

A marcação de consultas fica a cargo das instituições sociais, através de contacto telefónico e envio de informação clínica por e-mail.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Rita Teixeira