Atleta do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros foi a primeira portuguesa a cortar a meta da Maratona de Lisboa

PUB.

Qua, 29/10/2025 - 09:12


Jennifer Maia ficou em segundo lugar, atrás de uma atleta francesa

Jennifer Maia, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, foi a primeira atleta portuguesa a cortar a meta da Maratona de Lisboa. A prova, que decorreu no fim de semana, contou com 15 mil participantes e, a nível feminino, Jennifer Maia conseguiu a proeza de ficar apenas atrás de uma francesa. Foi, por isso, a segunda mulher a concluir a prova.

A atleta está orgulhosa e fala de uma grande conquista. “Na geral, tirando a elite, fiquei em segundo lugar. É uma grande conquista. Fui para esta prova com o objetivo de fazer um aquecimento para a Maratona de Sevilha, na qual vou participar em fevereiro. Também queria ver o que correu bem, neste ciclo, para ter tempo de mudar. Fiquei muito confiante porque correu bem. As sensações foram muito boas”.

A atleta bateu ainda o seu record pessoal. “Tinha feito 3h1m, também na Maratona de Lisboa, há dois anos. Agora fiz 2h52m”.

Nesta época a atleta já venceu a Meia Maratona do Ameal. Quanto à época passada, destaque para a Maratona de Aveiro, onde foi, tal como agora, a primeira portuguesa a chegar à meta. Na Meia Maratona das Cantarinhas, em Bragança, arrecadou um quarto lugar, e Corrida de São Pedro, em Macedo de Cavaleiros, terra do seu clube, ficou em segundo lugar. Tudo isto é fruto de muito trabalho. “É um trabalho muito duro, sobretudo para quem trabalha. Eu trabalho numa fábrica, por turnos, e é bastante difícil conciliar os treinos, mas quando se tem esta paixão consegue-se sempre tempo para treinar. É preciso disciplina e ajuda familiar e a minha esposa ajuda-me muito. Ela, o meu clube, o meu treinador e a minha empresa, a Microplásticos, que este ano me vai patrocinar”.

Jennifer Maia tem 35 anos e esta é a terceira época pelo Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros.

Do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, destaque ainda para Mónica Silva, que foi a terceira portuguesa a cortar a meta da Meia Maratona de Lisboa.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves