Ter, 21/10/2025 - 10:34
João Matias é o novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela. O líder da lista A venceu, no sábado, as eleições para os órgãos sociais da instituição particular de solidariedade social com 245 votos. A lista B, liderada pelo advogado Fernando Reis apenas conseguiu arrecadar 122 votos.
João Matias, sucede a Adérito Gomes, como Provedor, que atingiu o limite de mandatos e que também integra a lista vencedora como número dois.
Com o leme “Melhoria do bem-cuidar”, João Matias assume que lidera uma lista que representa uma linha de continuidade de um trabalho que considera ter sido sério e transparente por parte da direção de Adérito Gomes. “Faço questão de assumir a continuidade, em pagar os vencimentos no tempo certo, pagar aos fornecedores, acho que isto é algo fundamental para uma casa destas. Porque a tendência dos próprios fornecedores, quando não recebem a horas, é elevar os preços. Isso não contribui nada para o normal funcionamento de uma instituição desta dimensão.”
João Matias nega que seja uma espécie de “testa de ferro” do antigo provedor. A principal crítica apontada pelo candidato da Lista B, Fernando Reis, que João Matias refuta. “Isso comigo não vai ser possível, de maneira alguma. E quem me conhece, sabe que eu sei muito bem o que é que é preciso fazer. Eu preciso de uma equipa para nos ajudar, mas preciso de toda a gente para contribuir. Uma casa destas não se gera só com a equipa administrativa. Uma casa destas precisa de colaboração de todos, até da própria comunidade, muitas vezes”, sublinhou.
O novo Provedor adianta algumas das propostas que considera prioritárias implementar nos próximos quatro anos. “As nossas grandes preocupações são a estabilidade desta casa. As pessoas para nós são muito importantes. Os recursos humanos são importantíssimos, sem eles, esta casa não funciona corretamente. E, naturalmente, que agora recuperar aquilo que possa estar mal, especialmente no que diz respeito aos equipamentos. Este acidente do caso do hospital é uma coisa que nos preocupa e que é urgente reabilitar para dar boas condições aos utentes que lá estavam. Porque agora estamos numa situação de remedeio das próprias pessoas e naturalmente não é a melhor situação”, rematou.
João Matias é o novo Provedor da SCMM de Mirandela até 2029.
Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)