Seg, 13/10/2025 - 09:17
Isabel Ferreira venceu, ontem, as eleições autárquicas em Bragança. Apoiada pelo PS, conseguiu acabar com 28 anos de liderança do PSD na capital de distrito. A ex-deputada assume que esta é uma vitória que resulta de um grande trabalho, desenvolvido nos últimos meses. “Foi um trabalho muito grande de renovação de pessoas, de trazer de fora do quadrante político estritamente partidária muita gente, por isso quer a equipa da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, das juntas de freguesia, tem muita gente independente, para muitos é até a primeira experiência política, e portanto acho que foi uma candidatura que abriu à sociedade civil. Depois foi uma candidatura que ouviu muito o terreno”, disse.
Em 2021 o PSD conseguiu ganhar a câmara, a assembleia municipal e as 39 juntas de freguesia. Desta vez, os social democratas não conseguiram conquistar a assembleia e não fizeram o pleno nas freguesias. Conseguiram 34 das 39. Gimonde, Rebordãos, Samil, Rabal e Gostei são agora socialistas. Apesar do resultado no mundo rural, Isabel Ferreira diz que os brigantinos mostraram quem, de facto, queriam na liderança. E afirma ainda que ser a primeira mulher a assumir a presidência da capital de distrito é muito relevante. “É significativo num concelho como o nosso, que ainda é bastante conservador. Eu própria também fui vítima de alguns ataques dos meus adversários, por ser mulher e por ter uma determinada imagem. E, portanto, também quero sublinhar isso. É importante”, rematou.
Sérgio Borges, candidato da Aliança Democrática, em Macedo de Cavaleiros, conseguiu destronar Benjamim Rodrigues, do PS, que estava há oito anos no poder. Neste concelho, o presidente da câmara e o presidente da Junta de Freguesia de Macedo mediram forças e Sérgio Borges acabou por levar a melhor, com 49,43%, vencendo por 516 votos. O social-democrata diz que está pronto para dar ao concelho o que este merece e que a primeira medida está mais do que decidida. “Melhorar a vida de todos os cidadãos do concelho, isso sem deixar de implementar medidas para fixar os nossos jovens e também atrair casais que queiram vir para o nosso concelho.”
Em Vimioso a vitória é do PSD. António Santos, que já era presidente da câmara, depois da saída de Jorge Fidalgo, vai cumprir um primeiro mandato. Ganhou com 52,98% dos votos. “Eu celebro-a sempre com um abraço ao povo e para o povo. Foi a vitória da verdade. Foi uma vitória para Vimioso, com a gente de Vimioso. É uma vitória da alegria, que une e vingou-se em torno de um projeto ambicioso e que, espero bem, seja exequível, naturalmente com o apoio do Poder Central.”
Em Miranda do Douro o PSD também voltou a ganhar. Helena Barril segue para um segundo mandato, com 47,57% dos votos. “Estamos muito satisfeitos. Foi a decisão do povo de Miranda que renovou a confiança em nós e estamos muito satisfeitos por isso. Serão, certamente, quatro anos de muito trabalho, já estão vários projetos em andamento e queremos concluí-los e criar outros a fim de aproveitarmos os apoios comunitários. Estamos muito empenhados em continuar esta senda da transformação do concelho.”
Em Carrazeda de Ansiães o PSD também voltou a sair vencedor. João Gonçalves ganhou com 55,77% dos votos e segue para o terceiro e último mandato. “É uma vitória muito saborosa, estamos muito satisfeitos, os carrazedenses voltaram a dar-nos a sua confiança, reforçaram e deram-nos a vitória em todos os órgãos autárquicos do concelho e, portanto, estamos muito satisfeitos. Estamos conscientes da responsabilidade que nos dão para poder, durante quatro anos, não frustrar as suas expectativas.”
Em Freixo de Espada à Cinta o PS ganhou de novo, com Nuno Ferreira a conquistar a câmara municipal pela segunda vez consecutiva. Ganhou com 61,67% dos votos. “Antes de mais, saudar o eleitorado de Freixo de Espada à Cinta e agradecer a confiança que mostraram mais uma vez, inequívoca, na nossa candidatura e na recondução dos destinos de Freixo sobre a minha liderança. É um orgulho tremendo liderar o melhor concelho de Portugal, que é o nosso. Sou suspeito para falar, mas de facto, Freixo de Espada à Cinta diz sim à continuidade com uma vitória histórica num segundo mandato, com mais de 60%, e mostra bem aquilo que é o trabalhar ao longo destes últimos quatro anos e aquilo que projetamos e o compromisso que assumimos para os próximos quatro anos. Uma única palavra, obrigado.”
Em Alfândega da Fé mantêm-se na presidência o socialista Eduardo Tavares. Em Mirandela o vencedor é Vítor Correia, do PS, que segue para o primeiro mandato. Em Mogadouro António Pimentel, do PSD, voltou a ser eleito. Cumprirá um segundo mandato. Em Torre de Moncorvo a vitória também é laranja. José Meneses venceu e tem pela frente um primeiro mandato. Em Vila Flor a vitória também é do PSD. Pedro Lima vai ser presidente pela segunda vez consecutiva. Já em Vinhais ganhou Luís Fernandes, que tem pela frente o terceiro e último mandato pelo PS.
Tal como há quatro anos, o distrito conta com cinco vitórias do PS e sete do PSD. Contudo, Bragança que era liderada pelo PSD passa a sê-lo pelo PS e Macedo de Cavaleiros trocou o PS pelo PSD.
Escrito por Brigantia.