Pecuária, fumeiro, agricultura e investimento no centro do debate entre os candidatos à câmara de Vinhais

PUB.

Sex, 19/09/2025 - 09:52


Debate reuniu Luís Fernandes, atual presidente da câmara municipal e candidato do PS, Carla Alves, candidata independente, do movimento Pela Nossa Terra, e Moura dos Santos, candidato da Aliança Democrática

A profissionalização dos jovens na produção de fumeiro deve ser uma prioridade, defende Luís Fernandes, atual presidente e candidato do PS à câmara de Vinhais. No debate promovido, ontem, pela Rádio Brigantia e pelo Jornal Nordeste, destacou a crescente procura e o aumento de produtores como sinais claros da necessidade de criar um centro de recria e uma oficina profissional de fumeiro. “É necessário que os mais jovens tenham formação, que saibam fazer fumeiro. Além dessa oficina, queremos criar cursos, em parceira, por exemplo, com o IPB”.

A candidata independente, Carla Alves, também defende a criação de uma escola profissional dedicada à agroindústria para fixar jovens. No entanto sublinha que há outras medidas urgentes no setor da agropecuária, especialmente relacionadas com o matadouro. “O matadouro tem de ter mais duas valências, uma sala de desmancha e outra de cura de presuntos. Nós, hoje, vamos à Feira do Fumeiro e não encontramos um presunto. Os nossos criadores não o levam porque têm medo que não esteja em condições. E a sala de desmancha permitia-nos a certificação das carnes DOP”.

Já o candidato da Aliança Democrática, Moura dos Santos, é apologista de facilitar os processos de licenciamento aos produtores e profissionalizar os jovens neste setor, mas sobretudo afirma que quer apostar na qualidade dos produtos. “Temos d éter produção e acompanhar essa mesma produção. Há anos isso era feito e, hoje em dia, julgo que já não há acompanhamento tão de perto por parte da câmara. Temos de ser líderes nesse processo e ajudar a divulgar a qualidade”.

A nível demográfico, Vinhais tem menos 7 mil e 500 habitantes. Para Moura dos Santos a perda populacional deve-se à falta de oportunidades no concelho e por isso pretende criar um centro de negócios e atrair cursos em parcerias com universidades e o IPB. “Temos um conjunto de projetos que visa reverter a situação, desde logo a criação de uma incubadora de empresas e um centro empresarial. Temos de arranjar forma de atrair cursos em áreas que o mercado exija”.

Ainda sobre a desertificação do concelho, Carla Alves, apontou, ao atual executivo, que pouco fez para atrair investimento, afirmando mesmo que tem vindo a “empatar” a instalação de empreendedores na zona industrial de Vinhais. “Não me recordo de ver, nestes últimos oito anos, de ver ninguém instalar-se naquela zona industrial. Há aqui vontade de empatar, que eu não percebo, os empresários que se querem instalar. Tenho vários empreendedores, na área do turismo, comércio, camionagem, energias renováveis… é uma quantidade de empresários que temos perdido. Temos de contrariar a estagnação”.

Em relação à saúde, o candidato socialista garante que as medidas em vigor são para continuar, mas reconhece que ainda há espaço para a implementação de mais projetos que já estão pensados e prontos a executar nos próximos quatro anos. “Tem a ver com a parte da oftalmologia, apoio para óculos, apoio ao nível do tratamento dentário”.

Durante o debate ao município de Vinhais, os três candidatos presentes abordaram temas como a saúde, a mobilidade e a agricultura, nomeadamente a fileira da castanha. No final, o frente a frente incidiu no tema a exploração das minas em Pentes, na Gudiña. Luís Fernandes esclareceu que não houve um pedido de parecer transfronteiriço, mas confirmou que a câmara já aprovou um parecer negativo à prospeção de volfrâmio.

O candidato pela CDU, Luís Morais, não esteve presente no debate por motivos pessoais. O próximo debate está marcado para dia 23 entre os candidatos ao município de Torre de Moncorvo. 

Escrito por Brigantia