Ter, 16/09/2025 - 09:10
O Hospital Terra Quente inaugurou, ontem, um novo polo de saúde em Mogadouro. Esta nova unidade foi instalada na antiga cantina da escola secundária e visa proporcionar cuidados de saúde a todos os mogadourenses, como também todo o Planalto Mirandês, explica Manuel Lemos administrador do hospital. “É a zona mais interior do país. São gentes que, praticamente, e diariamente, vão ao Hospital Terra Quente a Mirandela e nós sentimo-nos na obrigação o carinho que nos têm dado nos últimos 15 anos. É uma localização geográfica estratégica”.
O novo polo arranca com 12 especialidades médicas, que segundo o administrador do hospital, consideraram necessárias para uma abertura sólida. “Além da medicina geral e familiar há alguns meios complementares de diagnóstico e todas as especialidades que faltarem vão estar sujeitas às necessidades da região e saberemos responder a essas necessidades”.
Apesar de não haver, para já, convenções diretas com o Serviço Nacional de Saúde para consultas, existem acordos feitos para a realização de exames e o polo está preparado para receber utentes com subscrições a diversos sistemas de saúde e alguns exames pontualmente comparticipados pelo SNS.
A unidade conta com nove consultórios e várias salas para exames complementares e observações. Entre 12 e 20 médicos já se encontram alocados à unidade, muitos dos quais são da região ou deslocar-se-ão regularmente para prestar serviço.
A unidade abre oficialmente ao público amanhã.
Escrito por Brigantia