Sex, 12/09/2025 - 15:35
Resolver definitivamente os problemas da água em Mirandela com um investimento na ordem dos 10 milhões de euros, remodelar o mercado municipal, construir um pavilhão multiusos, revitalizar a Reginorde e apostar forte no turismo, foram alguns dos compromissos avançados por Vítor Correia, esta quinta-feira, na apresentação pública dos candidatos do PS, às autárquicas de 12 de outubro, que contou com a presença de José Luís Carneiro, Secretário-Geral do partido.
O candidato do PS à Câmara de Mirandela assume o compromisso de avançar para a resolução definitiva dos problemas do saneamento e das condutas. “Vai requerer um investimento avultado, na ordem dos 10 milhões de euros. Temos um projeto feito, a parte da monitorização já está em execução, já foi contratado”, diz.
“A primeira obra que vai ser feita será mexer nas condutas principais, para que não haja esses rebentamentos que acontecem com regularidade e que depois têm impacto em tudo na vida das pessoas, têm impacto na estrada, nas ruas, têm impacto no desconforto das pessoas e nós temos que resolver isso de uma vez por todas. Não tem sido possível, não havia condições para o fazer e hoje, felizmente, dada a saúde financeira que temos, vamos ter condições”, refere Vítor Correia, advertindo que é um investimento “que vai ser incómodo, porque vamos ter que rasgar ruas, as populações têm que estar preparadas, não vai ser fácil, porque as condutas têm mais de 40 anos e precisamos de mexer nelas, mas esse é um compromisso nosso”, garante.
O candidato do PS assegura ter um plano já elaborado, que visa a substituição de condutas, de depósitos e ainda uma monitorização eletrónica para os caudais da água.
Outra das promessas de Vítor Correia passa pela requalificação do Mercado Municipal. “Já está em fase de concurso final do seu projeto, temos que remodelar, é um equipamento muito importante aqui para o nosso concelho, Iminentemente agrícola, onde as pessoas levam os seus produtos e que está sem condições já há algum tempo, assumimos isso, mas vamos ter que o fazer e nós neste momento já temos a candidatura, temos o financiamento aprovado, no âmbito dos quadros de investimento principais. Já temos isso feito no Portugal 2030 e isso vai ser uma realidade”, assume.
Construir um pavilhão multiusos e avançar para obras de requalificação do espaço da Reginorde e do pavilhão do Inatel, foram outras medidas anunciadas pelo candidato socialista. “Temos aqui a questão do complexo desportivo, a revitalização da Reginorde, do Inatel, também são assuntos que já estão em curso, mas também, naturalmente, aquilo que é desejado por todos e é unânime em todas as candidaturas, porque é uma lacuna de Mirandela, que é a questão do pavilhão multiusos. Também vamos ter que arrancar com ele, vamos ter que o fazer, é claro que isso não é já amanhã, temos uma proposta para colocar a discussão, de qual é que é a melhor localização. Também já isso alavancado”, revela.
O candidato do PS quer apostar no turismo, acreditando que pode atrair pessoas para o concelho, tanto visitantes como trabalhadores.
Algumas das promessas avançadas na apresentação pública dos candidatos do PS que integram as listas para a Câmara, lideradas por Vítor Correia, para a Assembleia Municipal, cujo cabeça de lista é Luís Guimarães, bem como os 27 candidatos a presidentes de junta. O PS só não apresenta lista a três freguesias: Abambres, São Salvador e União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa.
O Secretário-Geral do PS, José Luís Carneiro, aproveitou a presença nesta apresentação dos candidatos do PS aos órgãos autárquicos de Mirandela para revelar que vai propor uma alteração na Lei das Finanças Locais para garantir uma maior valorização dos territórios do Interior. “Estou comprometido com uma nova abordagem das políticas públicas para o interior e para a valorização dos territórios. Quero assumir contratos territoriais de desenvolvimento que identifiquem as necessidades e as vulnerabilidades dos territórios e das comunidades locais e o Estado mobiliza os recursos, os apoios e os instrumentos essenciais para promover melhores condições de vida nestes territórios, como acontece aqui em Mirandela, que valorizem as questões da saúde, que valorizem as questões da escola e da educação, que valorizem as questões ligadas à fixação das empresas e à criação de emprego, que valorizem os salários e que contribuam para fixar os mais jovens nestes territórios. Para isso, nós necessitamos de políticas ajustadas aos territórios e esta é uma das minhas prioridades políticas que aqui assumi”.
José Luís Carneiro diz que irá revelar todos os pormenores sobre esta sua prioridade durante a Convenção Autárquica Nacional do Partido Socialista que se realiza, este sábado, em Coimbra.
Escrito por Terra Quente (CIR)