Despachos do tribunal confirmam: Chega excluído e PS em condições de ir a votos em Vimioso

PUB.

Sex, 12/09/2025 - 08:27


Os despachos emitidos a todos os mandatários a que a Rádio Brigantia teve acesso confirmam que o PS viu a candidatura de alguns elementos ser definitivamente rejeitada, no entanto o partido Chega não vai mesmo estar nos boletins de voto nas eleições de dia 12 de outubro.

Após ter sido publicada uma notícia que dava conta da rejeição da lista do Chega à Câmara Municipal de Vimioso, devido a irregularidades em três candidatos, o presidente do partido, André Ventura, pronunciou-se nas redes sociais, alegando que também a lista do PS tinha sido definitivamente rejeitada. Acusou os órgãos de comunicação social de não noticiarem esse facto.

No entanto, e de modo a esclarecer a situação, a Rádio Brigantia teve acesso aos despachos emitidos pelo tribunal.

No despacho de 31 de agosto, o tribunal deu como supridas as irregularidades da lista do Partido Socialista à Câmara de Vimioso, depois de terem sido entregues as certidões de eleitor devidamente assinadas. Nesse mesmo documento, foram ainda apontadas falhas em listas do PS à Assembleia Municipal e a algumas freguesias, relacionadas com a lei da paridade. Algumas dessas situações foram corrigidas, como aconteceu, por exemplo, na Assembleia de Matela, que acabou por ser aceite.

Ainda no despacho de 31 de agosto, o tribunal registou que o mandatário do Chega não respondeu à notificação para corrigir as irregularidades, o que levou à rejeição das candidaturas dos três elementos apresentados: Sérgio Ramos, Maria Ribeiro e Fábio Parreira. Também nesse despacho ficou expresso que as listas do PS e do PSD à Câmara de Vimioso se encontravam conformes, estando em condições de ir a votos.

Mais tarde, a 4 de setembro, foi emitido um novo despacho. Nele, o tribunal confirma a rejeição definitiva da lista do Chega à Câmara de Vimioso, por não ter sido apresentado recurso dentro do prazo legal. O mesmo sucedeu com alguns elementos socialistas em listas às assembleias, cujos requerimentos não chegaram a tempo, mas não com a lista à câmara.

Desta forma, a candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Vimioso mantém-se válida, ainda que com alguns nomes excluídos em assembleias e freguesias. Já o Chega fica fora da corrida à câmara, uma vez que a sua lista foi rejeitada em definitivo.

Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Cindy Tomé