Qui, 11/09/2025 - 09:55
Vai ser adjudicada, em breve, a rede de rega da Barragem de Gebelim, em Alfândega da Fé. A informação foi avançada, ontem, pelo presidente da câmara e candidato a um segundo mandato, o socialista Eduardo Tavares, num debate promovido pela Rádio Brigantia e Jornal Nordeste, no âmbito das eleições autárquicas. “Vamos adjudicar em breve a rede de rega deste projeto. O concurso está a decorrer. Tivemos propostas válidas. Estão a ser analisadas. Depois de fecharmos este regadio de Vilar Chão-Parada, vamos conseguir duplicar a área de regadio do nosso concelho, que é um feito muito importante”.
Vítor Bebiano, candidato, pela terceira vez, pelo PSD, defendeu outros interesses no que toca ao regadio, nomeadamente regar a partir do Baixo Sabor. “O investimento que está a ser feito na Barragem de Gebelim, é bom que se note que o regadio é só para Vilar Chão e não Vilar Chão-Parada. Tenho a certeza que conseguimos fazer uma captação de água do Baixo Sabor, que permitiria regar Vilar Chão, Parada, Sendim da Ribeira e Cerejais”.
No que toca à agricultura, Vítor Bebiano defendeu que é preciso atrair massa crítica para o concelho, instalando cursos em agroecologia, fruticultura e aquacultura. Seria uma forma de transformar o setor, mas era também preciso criar empresas e nos últimos tempos diz que só se promoveram encerramentos. “Há todas as condições para que se possa criar um núcleo de uma escola profissional, onde possam ser englobados cursos na área agrícola, formar quadros que possam integrar empresas, que possam ali desenvolver o empreendedorismo tão necessário, para que não seja a câmara o grande empregador do concelho. Alfândega da Fé não tem conseguido saber atrair empresas nos últimos anos, pelo contrário, fecharam empresas estratégicas”.
Manuel Araújo, candidato da CDU, destacou que é preciso estudar formas e investimentos para fixar as pessoas e que há alguns equipamentos que podem potenciar esse desenvolvimento. “Temos uma particularidade no concelho, que é ter serra e ter rio. São dois recursos com enormes potencialidades. Podiam criar-se mais equipamentos para potenciar, por exemplo, a prática de parapente e desportos de altitude. Em tempos, quando estava na Assembleia Municipal, propus que a câmara devia tentar uma candidatura para uma Pousada da Juventude, sendo que fosse possível trazer jovens”.
Jorge Falé, do Chega, considera que são precisos incentivos à natalidade para combater a perda de gente. “Estamos dispostos a dar duzentos euros a cada casal que tenha um filho, nos primeiros 24 meses de vida. É uma ajuda muito grande, que equivale, com 10 crianças a nascer, por ano, no concelho, a 20 mil euros”.
O presidente e candidato do PS, Eduardo Tavares, destacou ainda que a câmara continua a melhorar o desempenho financeiro, solidificando as contas e reduzindo o endividamento. Depois disso, o apoio às famílias, no que toca à redução de impostos, será uma prioridade. “Nos já saímos tecnicamente do excesso de endividamento, mas, obviamente, vamos esperar, serenamente, pela consolidação das nossas contas no final do ano e vamos ganhar autonomia. A descida de impostos vai voltar a ser uma normalidade. Vamos continuar a descer gradualmente o IMI, vamos descer a taxa variável sobre o IRS e vamos fazer desaparecer a derrama junto das nossas empresas locais”.
O candidato do Chega disse ainda que uma das grandes pretensões, caso seja eleito, é fazer uma reestruturação dos serviços municipais. “O objetivo é melhorar a eficiência e adaptação a novas exigências e aumento da motivação dos colaboradores. A maior parte deles está zangada”.
Em termos de acessibilidades, o candidato da CDU defendeu que é preciso requalificar várias estradas municipais e caminhos rurais. “Era preciso dar continuidade porque as estradas vão-se degradando. E não são só as municipais. Os caminhos vicinais também têm de ser melhorados, até mesmo pela questão dos incêndios”.
O debate, ontem, juntou os candidatos à câmara de Alfandega da Fé. Hoje, a partir das 21h, o debate é entre os candidatos à câmara de Miranda do Douro.
Escrito por Brigantia