Quartel dos bombeiros de Freixo de Espada à Cinta vai ser requalificado

PUB.

Qui, 11/09/2025 - 09:43


Empreitada, aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, custa meio milhão de euros

O quartel dos bombeiros de Freixo de Espada à Cinta vai ser requalificado.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte aprovou o projeto, que contará com um investimento de mais de meio milhão de euros, como explica o autarca do concelho, Nuno Ferreira. “Foi algo no qual já vínhamos a trabalhar há bastante tempo e a sinalizar. Submetemos a candidatura para requalificação, que veio aprovada pela CCDR N, no novo quadro comunitário. Será um investimento de meio milhão de euros, comparticipado em 85%. Visa dotar de melhores condições o quartel”.

O projeto vai passar por várias intervenções com a finalidade de modernizar e ampliar o edifício, mas também dotar o concelho e a Associação dos Bombeiros Voluntários de melhores condições de trabalho. “É uma obra há muito requerida e ansiada em Freixo de Espada à Cinta. É, acima de tudo, dotar de melhores condições, quer a nível de funcionalidade, com as alterações que vão ser implementadas, quer a nível de eficiência energética. Também haverá aumento do próprio quartel. Em breve será lançado o concurso público”.

Nuno Ferreira garante que este projeto não está relacionado com os incêndios que, este ano, assolaram o concelho. Sublinha ainda que dotar os bombeiros de melhores condições de trabalho sempre foi uma prioridade para este executivo.

A requalificação do edifício multifuncional conta com um investimento total de mais de meio milhão de euros, sendo 85% financiados por fundos europeus e os restantes 15% serão financiados pelo município de Freixo de Espada à Cinta.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Cindy Tomé