Otero de Sanabria acolheu manifestação de repúdio à eliminação de horários da manhã do AVE

PUB.

Seg, 11/08/2025 - 09:25


A concessionária espanhola do AVE, a Renfe, suprimiu os horários dos comboios da manhã, na estação de Otero de Sanabria

Este fim-de-semana, várias associações e entidades espanholas e portuguesas reuniram naquela estação para mostrar repudio pela decisão.

A chegada do TGV a este ponto espanhol foi uma lufada de ar fresco para a região, sendo que Bragança ficou a cerca de três horas de distância de Madrid e passou a ser, desde 2021, a cidade portuguesa mais próxima da linha de alta velocidade. Contudo, esta ligação, tão útil, perdeu força. Francisco Alves, presidente da associação RIONOR, que promove e defende a cooperação transfronteiriça, e que participou na ação de sábado, diz que além de retomar os horários suprimidos, era necessário criar uma ligação rodoviária entre Bragança e a Puebla de Sanabria melhorada. “Tínhamos de começar por aí, um autocarro para ir de Bragança à Puebla, passando por Rio de Onor, por exemplo, coisa que não acontece”.

Francisco Alves considera que é urgente criar uma delegação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte nesta fronteira. “Os dinheiros que vêm da União Europeia para as fronteiras são desviados para outro fim. São desviados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e são desviados de Castilha e Leão para as cidades próximas, como Valladolid, e não para as fronteiras”.

Além dos políticos, diz que os cidadãos também têm de ser responsáveis pelas reclamações e pela mudança.

O primeiro comboio do dia sai da estação de Otero de Sanabria apenas ao meio dia e meia. Os horários da manhã foram suprimidos. Este sábado, várias entidades, dos dois lados da fronteira, protestaram, na estação espanhola, contra esta decisão.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves