Qui, 07/08/2025 - 12:25
A Phanters Academy, oriunda do Canadá, está a estagiar no novo Campo Sintético de São Roque, na aldeia de Carção. A academia de futebol optou por fazer milhares de quilómetros, atravessando o Oceano Atlântico, para conhecer o nordeste transmontano.
Para já, Rodelge Arius, o responsável da comitiva canadiana, frisa que está a ser uma ótima experiência e diz que expandir horizontes é importante para a evolução dos jogadores. “Quisemos vivenciar uma verdadeira experiência da cultura do futebol. Sabemos que Portugal é um lugar maravilhoso para o futebol e também para o desenvolvimento de jovens jogadores. E foi por isso que decidimos vir para aqui nos próximos dias. Espero, definitivamente, que os meus jogadores aprendam alguns conceitos táticos da Europa e que isto contribua para a sua evolução, que os ajude a jogar ao mais alto nível, para que um dia possam ser profissionais”, sublinha.
Gil Azevedo, presidente do Centro Desportivo e Cultural de Carção, explica como surgiu a oportunidade de acolher uma academia do Canadá. “Estabeleceram contacto connosco através de um intermediário que é empresário, às vezes apresenta-nos jogadores para o Carção. A Phanters Academy foi vendo e seguindo as imagens das condições que o clube tinha, do campo que se está a criar, e decidiu atravessar o Atlântico para estagiar na nossa aldeia. É algo que traz alguma visibilidade à nossa aldeia, uma vez que é uma academia de futebol do Canadá”, salienta.
O líder do Carção diz que é “importante promover estes eventos” e não fecha as portas a “um intercâmbio”.
Durante o estágio vão ser realizados três jogos de preparação e a Phanters Academy vai estar por Carção até à próxima segunda-feira.