Reabilitação das naves do Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros aprovada

PUB.

Sex, 11/07/2025 - 10:16


Projeto está orçado em mais de 5 milhões de euros e conta com financiamento de 2,4 milhões, do programa Norte 2030

O projeto para a reabilitação das Naves do Parque Municipal de Exposições, em Macedo de Cavaleiros foi aprovado. O anúncio foi feito esta terça-feira, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR N), em Bragança. Num investimento que será de 5,1 milhões, com um financiamento de 2,4 milhões, do Norte 2030.

Este é um motivo de regozijo para o autarca de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, que explica em que vão consistir estes trabalhos de remodelação.

“Nós sabemos que a estrutura principal não irá abaixo, terão que ser removidos os telhados, terá que ser feita toda uma estrutura de revestimento nova e depois acrescentar cerca de um terço mais, a todo o pavilhão, para precisamente conseguirmos ter espaço para instalar tudo aquilo que nós necessitamos. Eu penso que isso será uma mais-valia em todos os sentidos”, disse.

O projeto contará com uma segunda fase, que vai ser realizado no âmbito do arranjo urbanístico em redor das naves do parque de exposições. Benjamim Rodrigues garante que esta é uma obra estruturante.

“É uma proposta para alavancar a economia, a realização de feiras. O nosso espaço já era insuficiente e nós teríamos sempre que fazer ali alguns improvisos que ficavam muito caros, portanto, é melhor termos um pavilhão efetivo com capacidade e não fazer acrescentos com tendas”, rematou.

Para a região, a CCDR N também aprovou outros projetos que estão em curso, e que considera prioritários, e que tem como meta conseguir ter uma taxa de execução a 100%. Os projetos são o o Museu da Língua Portuguesa, do Município de Bragança, com um investimento de 18,3 milhões e um financiamento de 5 milhões; o Centro para a Inovação e Qualificação em Saúde Sustentável, do Instituto Politécnico de Bragança, com dotação de 14,1 milhões e um financiamento de 3 milhões.

Escrita por Rádio OndaLivre (CIR)

Foto: OndaLivre