Sex, 11/07/2025 - 10:08
Uma iniciativa que promete celebrar um dos pratos mais emblemáticos da região, conta a vice-presidente de Alfândega da Fé, Maria Silva.
Há largas décadas atrás, quem andava no campo, sobretudo os segadores, este era um prato mais acessível, que lhes dava grande consistência para a jornada de trabalho dura no campo. Então fazendo jus e honrando este prato e estas tradições, decidimos dedicar-lhe um festival”, contou.
O município aguarda com grande expectativa que este festival não só se afirme como um êxito, mas que cresça e se multiplique em futuras edições.
Estamos convictos e estamos muito expectantes que este é o primeiro passo para muitas edições daqui para a frente. Vemos que este é um festival que tem pernas para andar e que com certeza que temos também margem para depois o alargar até a outro tipo de sopas que também são muito tradicionais no nosso território”, rematou.
O festival conta 400 lugares e um concurso que coloca à prova três restaurantes locais. O que apresentar a melhor versão da receita, e for eleita a melhor sopa pelos visitantes, ganha a quantia monetária no valor de de 300 euros.
O custo da entrada é de 12 euros e meio para os adultos e sete e meio para as crianças. A animação musical do festival fica a cargo de Gabriela Lemos e Eduardo Beça, e uma sessão de fados com o artista Pedro Pinto.
Escrito por brigantia.