Qua, 09/07/2025 - 12:15
A Palombar – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural está a desenvolver um projeto para monitorizar e mapear o cágado-de-carapaça-estriada.
Pedro Alves, Biólogo da Palombar explica que, estes repteis de água doce, estão em vias de extinção em Portugal e urge preservá-los. Por isso, a Palombar, em conjunto com o Grupo de Rehabilitación de la Fauna Autóctona y su Hábitat, de Espanha, vai monitorizar a espécie.
“O que nós vamos fazer é realmente, com o apoio da comunidade, vamos tentar mapear e vamos tentar fazer algum seguimento das populações dessa espécie na região, ou seja, no planalto mirandês, nos concelhos de Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro, e vamos realmente tentar encontrá-lo e tentar também classificar os seus habitats, caracterizá-los, e também tentar, depois desse processo estar feito, tentar fazer algumas ações de melhoria da Habitat que permitam que o Habitat seja mais atrativo para a espécie”, explicou.
Através do projeto ibérico Water Bridges, a associação pretende tornar a espécie autossustentável evitando a extinção da mesma.
Até ao momento, já foram realizadas várias reuniões com especialistas e com a população local, em diferentes concelhos do planalto mirandês, para pedir apoio à comunidade:
“Houve três reuniões, uma em Sendim, uma em Picote e também outra em Bemposta, Mogadouro, em que houve uma chamada de voluntários para nos ajudarem a fazer esse trabalho. Tanto queremos ajuda da comunidade local para localizá-los, como para depois fazer campanhas de captura e marcação dos indivíduos, para podermos segui-los ao longo do tempo e perceber realmente, com dados concretos, se as populações estão a crescer, estão a diminuir, estão estáveis, e de que forma é que o estão a fazer”
O Water Bridges arrancou em 2025 e tem a duração de 18 meses. O projeto desenvolvido pela GREFA - Grupo de Rehabilitación de la Fauna Autóctona y su Hábitat, de Espanha, em parceria com a palombar, é financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, com cerca de 20 mil euros a serem financiados pelo lado português.
Escrito por Brigantia
Foto: Palombar